Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
Página branca com o uma header do International Journal of Environmental Research and Public Health e informações da pesquisa

Green Streets: Urban Green and Birth Outcomes

O estudo explora a relação entre a exposição das grávidas a espaços verdes e os resultados adversos durante o parto na cidade...

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em verde escuro junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se: Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual. Logo abaixo, aparece uma imagem uma mulher meditando no topo de uma montanha.

Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual

A série de conteúdo Parques&Sociedade traduziu e compilou um estudo que propõe um modelo conceitual para interpretar os benefícios oferecidos pelos serviços...

Página branca com nome e informações principais sobre a pesquisa.

A scoping review of the impact on children of the built environment design characteristics of healing spaces

Esta pesquisa sobre o design de edifícios de instituições de saúde pediátricas revelou que os jardins de cura eram o elemento mais...

Página branca com o nome e resumo da pesquisa.

Childhood Experiences Associated with Care for the Natural World: A Theoretical Framework for Empirical Results

Esse artigo apresenta um modelo para compreender como o cuidado ativo em relação ao ambiente na idade adulta está frequentemente associado a...

Imagem de fundo branco. Em destaque está escrito: Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning. No canto superior esquerdo ao lado do desenho de um capelo, lê-se: education science

Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning

Estudo apresenta dados de oitenta especialistas em aprendizagem ao ar livre de 19 países e discute caminhos para a aprendizagem escolar ao...

Criança em um ambiente natural com muita vegetação. Em azul está escrito: Floresta-escola Floresta Educadora.

FLORESTA-ESCOLA FLORESTA EDUCADORA: educação dos sentidos

Esta cartilha tem o objetivo de ser mais uma ferramenta de apoio aos educadores interessados numa educação desemparedada e conectada com a...

Imagem de fundo branco. Em letras grandes e pretas esta escrito "Young Children’s Contributions to Sustainability: The Influence of Nature Play on Curiosity, Executive Function Skills, Creative Thinking, and Resilience". No canto superior esquerdo está o logo da Sustainability, com uma planta sobre um fundo azul.

Young Children’s Contributions to Sustainability: The Influence of Nature Play on Curiosity, Executive Function Skills, Creative Thinking, and Resilience

Essa pesquisa compila os resultados de quatro estudos-piloto sobre o papel do brincar livre na natureza com uma potente ferramenta no contexto...

Arte de fundo roxo, em destaque lê-se "Designing Streets for Kids". contorno de adultos e crianças realizam atividades na rua, como andar de bicicleta.

Designing Streets for Kids

Esse livro reúne as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades de todo o mundo têm utilizado para conceber...

,

Cidades_sentar_brincar

Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

A publicação apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou...

,

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em azul junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes. Logo abaixo, aparece uma imagem de três crianças em uma trilha, cercada por vegetação.

Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes

Artigo propõe um modelo conceitual para auxiliar escolas, parques e outras organizações a avaliar se uma área verde ou as atividades nela...

OEBSIDADE_CAPA

Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Entendendo o...

Print tem o título do trabalho, resumo e palavras chave escritos em preto sobre um fundo acinzentado.

O contato com a natureza na história de vida e a formação de sujeitos ecológicos

Este artigo analisa a trajetória de vida e os momentos cruciais que influenciaram cinco profissionais a se dedicarem à área ambiental.

parques e sociedade

Como as unidades de conservação impactam o bem-estar humano em países em desenvolvimento

Parques&Sociedade apresenta análises comentadas de estudos nacionais e internacionais sobre a relevância e os benefícios das áreas verdes para todes.

floresta escola

Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza

Esta pesquisa dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo.

urban studies

Urban Studies – Simone Sayegh: cidades para brincar

Neste episódio do podcast Urban Studies a arquiteta e pedagoga Simone Sayegh fala sobre uma cidade pensada para os pequenos.

child-friendly neighbourhoods

Designing Child-Friendly High Density Neighbourhoods

Relatório traz exemplos inovadores de como a concepção urbana moderna pode incorporar políticas que coloquem as necessidades das crianças em primeiro plano.

streets for kids

Designing Streets for Kids

Guia sobre planejamento urbano com foco na criança - lembrando que desenhar ruas para elas é levar em consideração todos que interagem...

upsala

Relatório Pós Conferência – Healthy Urban Childhoods

Relatório com os resultados e sínteses das discussões e apresentações que fizeram parte da Uppsala Health Summit, cujo tema em 2019 foi...

kinder

Good Practice in Child Friendly Cities

Esta publicação oferece uma visão sobre as diversas práticas adotadas por cidades e comunidades que se propuseram a tornar-se e permanecer lugares...

clp

A experiência de design centrado no usuário na implementação de políticas públicas para a primeira infância: os casos de Jundiaí e São Paulo

Proposta de um manual de formulação de políticas municipais para a primeira infância focados no design centrado no usuário para gestores públicos...