Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
Desenho em preto e branco de de dois homens conversando em um ambiente aberto e com muitas árvores. Um deles está dentro de uma banheira com espuma.

How To Go Forest Bathing (+ why it makes you healthier & happier)

Neste artigo é apresentado o conceito japonês de Shinrin-yoku - 'banho de floresta' - que consiste em uma imersão sensorial na...

Página branca com o texto de resumo do trabalho. Em negrito está escrito: “DESEMPAREDAR” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM A LITERATURA E OS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE O USO DAS ÁREAS EXTERNAS.

“Desemparedar” na Educação Infantil: O que dizem a literatura e os documentos curriculares nacionais sobre o uso das áreas externas

Este artigo tem como objetivo evidenciar que o espaço externo é um importante elemento curricular da proposta pedagógica de uma instituição de...

Ficha técnica do trabalho de conclusão de curso.

“Desemparedando”: potencialidades dos espaços externos em escolas de educação infantil Jardins de Praça de Porto Alegre

Esse trabalho de conclusão de curso analisou as potencialidades dos espaços externos em três Escolas Municipais de Educação Infantil Jardim de Praça...

Página branca com o texto em inglês de resumo e introdução. Em destaque está escrito em negrito

Advocating for Play: The Benefits of Unstructured Play in Public Schools

Estudo que investiga os impactos de mais tempo de recreio dedicado ao brincar livre em uma escola de ensino fundamental nos EUA.

Página branca com o uma header do International Journal of Environmental Research and Public Health e informações da pesquisa

Green Streets: Urban Green and Birth Outcomes

O estudo explora a relação entre a exposição das grávidas a espaços verdes e os resultados adversos durante o parto na cidade...

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em verde escuro junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se: Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual. Logo abaixo, aparece uma imagem uma mulher meditando no topo de uma montanha.

Interfaces e benefícios da natureza para a saúde mental a partir de um modelo conceitual

A série de conteúdo Parques&Sociedade traduziu e compilou um estudo que propõe um modelo conceitual para interpretar os benefícios oferecidos pelos serviços...

Página branca com nome e informações principais sobre a pesquisa.

A scoping review of the impact on children of the built environment design characteristics of healing spaces

Esta pesquisa sobre o design de edifícios de instituições de saúde pediátricas revelou que os jardins de cura eram o elemento mais...

Página branca com o nome e resumo da pesquisa.

Childhood Experiences Associated with Care for the Natural World: A Theoretical Framework for Empirical Results

Esse artigo apresenta um modelo para compreender como o cuidado ativo em relação ao ambiente na idade adulta está frequentemente associado a...

Imagem de fundo branco. Em destaque está escrito: Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning. No canto superior esquerdo ao lado do desenho de um capelo, lê-se: education science

Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning

Estudo apresenta dados de oitenta especialistas em aprendizagem ao ar livre de 19 países e discute caminhos para a aprendizagem escolar ao...

Criança em um ambiente natural com muita vegetação. Em azul está escrito: Floresta-escola Floresta Educadora.

FLORESTA-ESCOLA FLORESTA EDUCADORA: educação dos sentidos

Esta cartilha tem o objetivo de ser mais uma ferramenta de apoio aos educadores interessados numa educação desemparedada e conectada com a...

Imagem de fundo branco. Em letras grandes e pretas esta escrito

Young Children’s Contributions to Sustainability: The Influence of Nature Play on Curiosity, Executive Function Skills, Creative Thinking, and Resilience

Essa pesquisa compila os resultados de quatro estudos-piloto sobre o papel do brincar livre na natureza com uma potente ferramenta no contexto...

Arte de fundo roxo, em destaque lê-se

Designing Streets for Kids

Esse livro reúne as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades de todo o mundo têm utilizado para conceber...

,

Cidades_sentar_brincar

Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

A publicação apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou...

,

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em azul junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes. Logo abaixo, aparece uma imagem de três crianças em uma trilha, cercada por vegetação.

Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes

Artigo propõe um modelo conceitual para auxiliar escolas, parques e outras organizações a avaliar se uma área verde ou as atividades nela...

OEBSIDADE_CAPA

Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Entendendo o...

Print tem o título do trabalho, resumo e palavras chave escritos em preto sobre um fundo acinzentado.

O contato com a natureza na história de vida e a formação de sujeitos ecológicos

Este artigo analisa a trajetória de vida e os momentos cruciais que influenciaram cinco profissionais a se dedicarem à área ambiental.

parques e sociedade

Como as unidades de conservação impactam o bem-estar humano em países em desenvolvimento

Parques&Sociedade apresenta análises comentadas de estudos nacionais e internacionais sobre a relevância e os benefícios das áreas verdes para todes.

floresta escola

Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza

Esta pesquisa dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo.

urban studies

Urban Studies – Simone Sayegh: cidades para brincar

Neste episódio do podcast Urban Studies a arquiteta e pedagoga Simone Sayegh fala sobre uma cidade pensada para os pequenos.

child-friendly neighbourhoods

Designing Child-Friendly High Density Neighbourhoods

Relatório traz exemplos inovadores de como a concepção urbana moderna pode incorporar políticas que coloquem as necessidades das crianças em primeiro plano.