Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

Educação do corpo e vida ao ar livre: natureza e educação física em São Paulo (1930-1945)

Esta pesquisa conta o processo histórico da existência de duas importantes instituições extra-escolares que mantinham proximidade com o imaginário da natureza curativa...

Journalism as a sustainability partner: How can content about the environment bring children closer to nature?

Pesquisa sobre como o jornalismo ambiental pode colaborar para aproximar as crianças na natureza.

Mais espaço para crianças, um ganho para todos

Publicação que descreve os resultados da campanha “Mais espaço livre para as crianças, um ganho para todos!”.

Novas perspectivas para uma cidade brincante

Entrevista com o professor Bernhard Meyer que implantou a primeira cidade brincante, em Griesheim, Alemanha.

Espaços públicos e infâncias urbanas: a construção de uma cidadania contemporânea

O artigo evidencia que a apropriação dos espaços urbanos pela infância pode contribuir para a reelaboraç̧ão da noção de cidade como espaço...

Making spaces for play: on new suburban and town developments

Essa publicação ressalta a importância do brincar livre e não mediado e sua relação com interações sociais mais profundas.

Ilustração de crianças montando uma cabana com bambus. Em destaque está escrito: Cidades mais Ricas em Natureza. Logo abaixo, em letras menores, lê-se: Entrevista com Richard Louv.

Cidades mais ricas em Natureza

O livreto ‘Cidades mais ricas em natureza’ foi elaborado pelo Programa Criança e Natureza, em parceria com o GT Criança e Adolescente...

,

Um diálogo entre crianças e adolescentes de São Paulo e da Amazônia, por meio de sua relação com a natureza

Durante o 6º Acampamento Vaga Lume, lideramos uma pesquisa sobre como os estudantes avaliam sua relação com a natureza.

The Play Return: a review of the wider impact of play initiatives

Documento baseado em evidências sobre a importância da atividade física na vida das crianças e jovens.

The Copenhagen Consensus Conference 2016

Documento baseado em evidências sobre a importância da atividade física na vida das crianças e jovens.

Help your Children to Wonder

É considerado a primeira publicação sobre o tema, influenciando o trabalho de muitos outros autores, inlcuindo Richard Louv.

Outdoor Play: Combating Sedentary Lifestyles

Increasingly sedentary lifestyles are contributing to overweight and other health concerns as children spend less time outside.

Natural Childhood

Provas convincentes de que as crianças estão apresentando sintomas do fenômeno conhecido como "Transtorno do Deficit de Natureza".

Re-Connecting the World’s Children to Nature

Este documento é um chamado para o compromisso e a ação em favor da conexão da criança com a natureza.

Play, Naturally

Esta publicação sugere que há provas substanciais de que as crianças têm uma grande sensibilidade para o mundo natural.

Position Statement on Active Outdoor Play

É o resultado da revisão sistemática das evidências científicas sobre o balanço entre os benefícios e os prejuízos do brincar ao ar...

Natural Play & Learning Places

Foco a descrição de como devem ser os espaços que proporcionam o brincar e o aprendizado com a natureza e na natureza.

Connecting Today’s Kids with Nature: Action Guide

Panorama bastante detalhado das questões que envolvem a conexão - ou a falta de conexão - entre as crianças e a natureza.

Whole Child: developing mind, body and spirit through outdoor play

Dados que fundamentam a ideia de que o livre brincar na natureza e o tempo ao ar livre nutrem a mente, o...

Escola e Natureza: o olhar das crianças da Comunidade das Pedras. Vargem Grande-Teresópolis (RJ)

Esta pesquisa teve foco nas relações das crianças da Comunidade das Pedras (Teresópolis-RJ) entre si e na/com a natureza.