Nesse artigo a Professora Christiana Profice e seus alunos da Universidade Estadual de Santa Cruz na Bahia procuraram estudar a percepção ambiental...
A pesquisa concluiu que, durante o período estudado, as colônias de férias organizaram em seu interior uma série de procedimentos que transformariam...
Esta pesquisa se propôs investigar a interface paisagem/comunidade escolar/ambiente e esboçar um método de pesquisa (cartografia) que pode ser utilizado na educação...
Esta pesquisa conta o processo histórico da existência de duas importantes instituições extra-escolares que mantinham proximidade com o imaginário da natureza curativa...
Pesquisa sobre como o jornalismo ambiental pode colaborar para aproximar as crianças na natureza.
Publicação que descreve os resultados da campanha “Mais espaço livre para as crianças, um ganho para todos!”.
Entrevista com o professor Bernhard Meyer que implantou a primeira cidade brincante, em Griesheim, Alemanha.
O artigo evidencia que a apropriação dos espaços urbanos pela infância pode contribuir para a reelaboraç̧ão da noção de cidade como espaço...
Essa publicação ressalta a importância do brincar livre e não mediado e sua relação com interações sociais mais profundas.
O livreto ‘Cidades mais ricas em natureza’ foi elaborado pelo Programa Criança e Natureza, em parceria com o GT Criança e Adolescente...
Durante o 6º Acampamento Vaga Lume, lideramos uma pesquisa sobre como os estudantes avaliam sua relação com a natureza.
Documento baseado em evidências sobre a importância da atividade física na vida das crianças e jovens.
Documento baseado em evidências sobre a importância da atividade física na vida das crianças e jovens.
É considerado a primeira publicação sobre o tema, influenciando o trabalho de muitos outros autores, inlcuindo Richard Louv.
Increasingly sedentary lifestyles are contributing to overweight and other health concerns as children spend less time outside.
Provas convincentes de que as crianças estão apresentando sintomas do fenômeno conhecido como "Transtorno do Deficit de Natureza".
Este documento é um chamado para o compromisso e a ação em favor da conexão da criança com a natureza.
Esta publicação sugere que há provas substanciais de que as crianças têm uma grande sensibilidade para o mundo natural.
É o resultado da revisão sistemática das evidências científicas sobre o balanço entre os benefícios e os prejuízos do brincar ao ar...
Foco a descrição de como devem ser os espaços que proporcionam o brincar e o aprendizado com a natureza e na natureza.