Esta tese faz um levantamento da situação dos espaços físicos de escolas públicas em oito municípios do estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de um projeto de educação infantil cuja proposta é a educação pela sensibilidade.
Estudo sobre a relação entre a criança pequena e a natureza.
Tem como fundo a idéia de que há uma relação entre a degradação ambiental e desatenção às necessidades e desejos das crianças.
Estudo das relações entre crianças e natureza, realizada em escola pública do Rio de Janeiro.
Este artigo estuda a presença de natureza nos espaços educacionais, avaliando o ambiente físico para crianças até 7 anos.
Estudo da experiência urbana de crianças e jovens de 7 a 14 anos, identificando as práticas cotidianas e os espaços vividos.
Este artigo procura demonstrar como as cidades não estão preparadas para serem espaços para as crianças brincarem livremente.
Panorama das rotinas das crianças, comparando as que vivem em ambientes urbanos com as que vivem em ambientes rurais.
Honrar a Criança é uma coleção de ensaios marcantes e inspiradores sobre a ecologia da criança.
Aprofundamento das críticas à perspectiva behaviorista sob a qual se trata comumente a adolescência.
O autor explora nesta importante obra como a criança se desenvolve e apreende naturalmente o mundo externo.
O autor apresenta brinquedos feitos a partir de elementos orgânicos, um lindo convite para brincar e se encantar com a natureza.
O vol. 1 apresenta um conjunto de jogos e brincadeiras universais, o vol. 2 apresenta e explica a metodologia do Aprendizado...
Registro de uma experiência de 30 anos de educação infantil pela Casa Redonda Centro de Estudos com crianças entre 2 e 6...
Explicação em detalhes da pedagogia pioneira desenvolvida na Te-Arte, que é um modelo pioneiro de educação orgânica.
Este livro apresenta 36 brinquedos inventados por meninos e meninas que convivem com a natureza do Brasil.
Série de reflexões e sugestões de atividades para que o contato com a natureza seja parte do nosso processo de desenvolvimento.
A autora define de uma maneira simples e inteligente a problemática enfrentada pelas crianças no ambiente urbano.
Reflexão sobre a reconquista do espaço público pelas crianças, para a formação de cidadãos mais plenos, tolerantes e conscientes.