Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

Página branca com o nome e resumo da pesquisa.

Childhood Experiences Associated with Care for the Natural World: A Theoretical Framework for Empirical Results

Esse artigo apresenta um modelo para compreender como o cuidado ativo em relação ao ambiente na idade adulta está frequentemente associado a...

Imagem de fundo branco. Em destaque está escrito: Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning. No canto superior esquerdo ao lado do desenho de um capelo, lê-se: education science

Where Are We Going? International Views on Purposes, Practices and Barriers in School-Based Outdoor Learning

Estudo apresenta dados de oitenta especialistas em aprendizagem ao ar livre de 19 países e discute caminhos para a aprendizagem escolar ao...

Criança em um ambiente natural com muita vegetação. Em azul está escrito: Floresta-escola Floresta Educadora.

FLORESTA-ESCOLA FLORESTA EDUCADORA: educação dos sentidos

Esta cartilha tem o objetivo de ser mais uma ferramenta de apoio aos educadores interessados numa educação desemparedada e conectada com a...

Imagem de fundo branco. Em letras grandes e pretas esta escrito

Young Children’s Contributions to Sustainability: The Influence of Nature Play on Curiosity, Executive Function Skills, Creative Thinking, and Resilience

Essa pesquisa compila os resultados de quatro estudos-piloto sobre o papel do brincar livre na natureza com uma potente ferramenta no contexto...

Arte de fundo roxo, em destaque lê-se

Designing Streets for Kids

Esse livro reúne as melhores práticas, estratégias, programas e políticas internacionais que as cidades de todo o mundo têm utilizado para conceber...

,

RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA, SAÚDE E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES MULTIDISCIPLINARES

A obra, organizada pela professora dra. Mônica Siqueira Damasceno, é resultado das experiências, sentidos, sensibilidades de um grupo de pessoas...

Cidades para brincar e sentar: uma mudança de perspectiva para o espaço público

A publicação apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público nas cidades de Griesheim e Brühl, que levou...

,

Em um fundo verde, o logo do semeia, um circulo branco com uma folha e o nome semeia dentro, aparece no canto esquerdo da imagem. Logo ao lado está o logo do Parques&Sociedade, escrito em azul junto ao contorno de uma árvore. Abaixo uma linha divide a imagem, e na sua sequência lê-se Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes. Logo abaixo, aparece uma imagem de três crianças em uma trilha, cercada por vegetação.

Por uma infância conectada à natureza: orientações para a melhoria das experiências das crianças em áreas verdes

Artigo propõe um modelo conceitual para auxiliar escolas, parques e outras organizações a avaliar se uma área verde ou as atividades nela...

Obesidade em Crianças e Adolescentes: uma responsabilidade compartilhada

A obesidade é uma doença multifatorial que afeta, atualmente, 124 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Entendendo o...

Childhood by Nature

Site criado por pais e mães com muitos recursos práticos sobre como criar mais oportunidades para as crianças interagirem e brincarem com...

Playing Out UK

Organização inglesa formada por famílias que se organizam para fechar temporariamente ruas para que as crianças e os adultos possam usufruir de...

Play Streets Australia

Organização australiana que fomenta Ruas de Lazer, fechando temporariamente as ruas ao trânsito para que as crianças e suas famílias possam brincar...

Caminito de la Escuela

Caminito de la Escuela é projeto mexicano financiado pela Fundação Bernard Van Lee que consiste em conhecer os riscos do entorno escolar,...

Practitioner Guide to Assessing Connection to Nature

Essa publicação fornece aos pesquisadores uma sistematização sobre instrumentos de avaliação testados para medir a conexão entre crianças e a natureza.

Print tem o título do trabalho, resumo e palavras chave escritos em preto sobre um fundo acinzentado.

O contato com a natureza na história de vida e a formação de sujeitos ecológicos

Este artigo analisa a trajetória de vida e os momentos cruciais que influenciaram cinco profissionais a se dedicarem à área ambiental.

Como as unidades de conservação impactam o bem-estar humano em países em desenvolvimento

Parques&Sociedade apresenta análises comentadas de estudos nacionais e internacionais sobre a relevância e os benefícios das áreas verdes para todes.

Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza

Esta pesquisa dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo.

Urban Studies – Simone Sayegh: cidades para brincar

Neste episódio do podcast Urban Studies a arquiteta e pedagoga Simone Sayegh fala sobre uma cidade pensada para os pequenos.

Designing Child-Friendly High Density Neighbourhoods

Relatório traz exemplos inovadores de como a concepção urbana moderna pode incorporar políticas que coloquem as necessidades das crianças em primeiro plano.

Natureza brincante

Primeira vez que David e Renata juntam-se com Gabriela Romeu e Gandhy Piorski para realizar um trabalho de vídeo. Os meninos do...