Acervo

Selecionamos alguns livros, estudos, vídeos e organizações internacionais que consideramos importantes para o aprofundamento no tema da conexão entre a criança e a natureza. Apontamos também algumas organizações brasileiras sensíveis ao tema.
Estamos trabalhando para incrementar a seleção dos trabalhos em português. Se você conhece algum estudo ou pesquisa sobre crianças e natureza, mande para nós!
O site do Children & Nature Network possui uma seção de pesquisas muito completa, onde você poderá acessar mais estudos e artigos em inglês.
  • Formatos

Child Friendly Cities Initiative (CFCI)

A Iniciativa Cidades Amigas da Criança (CFCI) é liderada pela UNICEF e apoia os governos municipais na realização dos direitos das crianças...

Creative STAR Learning

Organização privada criada por uma professora escocesa - Juliet Robertson - com muita experiência em auxiliar escolas e educadores a levar as...

Outdoor Learning & Play Research

Grupo no Facebook que reúne pessoas interessadas em discutir pesquisas, artigos e informação sobre aprender e brincar na natureza.

Learning Through Landscapes

Organização sem fins lucrativos que busca incentivar o aprendizado e o brincar ao ar livre. Busca construir espaços escolares mais verdes e...

Dossiê: Infância e cidade: Diálogos com a educação

Esta edição reúne pesquisadores de diferentes instituições educativas e campos disciplinares com novos estudos e debates sobre a interface entre educação e...

Descalços e Felizes

Nesse livro a terapeuta ocupacional pediátrica e mestre em cinesiologia, Angela Hanscom, descreve sua experiência com crianças com problemas sensoriais e/ou motores...

Plantas Brincantes

Margareth Park conta como as plantas dos pequenos ou imensos jardins e hortas estimularam a criatividade e enriqueceram as memórias de muitas...

Living and Playing in Nature: Daily Experiences of Tupinambá Children

Esta pesquisa teve como objetivo explorar como é a experiência de natureza durante a vivência escolar das crianças Tupinambá, uma etnia indígena...

Why temporary street closures for play make sense for public health

Nova pesquisa do projeto Street Play, da Play England, identificou aumentos na atividade física moderada a vigorosa das crianças enquanto elas brincaram...

A Criança no Espaço Urbano: Caminhos Escolares

Este trabalho propõe-se a pensar a reintrodução da criança no espaço urbano, através de caminhos escolares - tão simples como o próprio...

Viver em São Paulo: mobilidade urbana na cidade

Pesquisa revela a percepção da população em relação ao trânsito e ao transporte público na cidade de São Paulo.

Vista aérea de um pátio escolar gramado e arborizado com crianças brincando, ao fundo alguns prédios. Sobre a imagem está escrito em branco

International School Grounds Month

Esse pequeno vídeo é um convite para que mais escolas e parceiros se engajem no processo de trazer mais alegria e experiências...

The impact of greening schoolyards on the appreciation, and physical, cognitive and social-emotional well-being of schoolchildren: A prospective intervention study

Estudo conduziu uma intervenção prospectiva seguida de monitoramento após dois anos visando investigar o impacto de pátios escolares mais verdes em alunos...

Educação Infantil como Direito e Alegria

Neste livro, Lea Tiriba desencoraja o “emparedamento” das crianças e propõe um aprendizado que reorganiza a relação entre educadores e educandos.

Em Cantos da Floresta

Os registros fotográficos dos Encontros Ser Criança é Natural são acompanhados de uma narrativa que convida a explorar as surpresas da natureza...

Dedo Verde na Escola – Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil

O livro remonta um processo educativo envolvendo alunos, professores e comunidade na transformação do currículo e das metodologias de duas escolas de...

Pé no Parque

O Pé no Parque nasceu da necessidade de atingir um público maior e despertar nele a consciência de qual o papel e...

A natureza e as culturas tradicionais

Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, a professora Léa Tiriba discute a visão e o lugar da natureza em função das...

A criança que se sente capaz

Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, o instrutor de atividades ao ar livre Fabio Raimo discute o valor do risco para...