Como o filme te inspirou?

Selecionamos depoimentos e comentários de quem já assistiu ao documentário “O Começo da Vida 2: Lá Fora” e se sentiu motivado a fazer parte do movimento pela reconexão das crianças e adolescentes com a natureza

“Garantir o direito das crianças ao contato direto e cotidiano com a natureza é um desafio sistêmico que demanda uma mudança de paradigma. Este filme nos conta como o confinamento da infância já era uma realidade, e vem contribuir para relembrar a sociedade de que é fundamental devolver às crianças a chance de viver uma infância livre, saudável e rica em natureza.”

Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza, Instituto Alana

“Bebês estão chegando no mundo, descobrindo a vida. A natureza é o melhor e maior laboratório de experimentação para esses pequenos cientistas. Investir em áreas públicas, abertas, que promovam movimentos, provoquem os sentidos e facilitem encontros diversos, é o caminho ideal para o desenvolvimento integral. Este filme nos enriquece com as evidências dessa importância.”

Cláudia de Freitas Vidigal, Fundação Bernard Van Leer

“Muita emoção. Dá mais energia para a gente prosseguir na luta. Obrigado, Alana e Maria Farinha Filmes! Obrigado, Laís e Bebel. Seguimos juntos, essa bandeira agora vai crescer muito mais rápido.”

Daniel Becker, pediatra

“Quanta emoção! Quanta vida! Parabéns para cada um e parabéns para esse movimento de união e esperança que já começou nas vozes, nos gestos, no olhar de cada criança.”

Raquel Franzim, coordenadora da área de educação, Instituto Alana

“Parabéns , maravilhoso! Reflexões importantíssimas, muita emoção!!!”

André Ferretti, gerente de economia da biodiversidade, Fundação Grupo Boticário

“Assisti O Começo da vida lá fora e gostei muito, parabéns aos organizadores pela produção. Este filme traz em perspectiva a importância da conexão das crianças com a natureza. A principal mensagem, na minha opinião, é que esta ligação desde a infância garante o cuidado com o meio ambiente no futuro, isso é super relevante e temos que estar atentos: educadores, gestores públicos, urbanistas, pais e famílias. Recomendo que tod@s assistam o filme, super importante!”

Mariana Haddad, Coordenadora de conhecimento no Instituto Semeia

“Assistir ao documentário me transportou para minha infância! Tive uma infância conectada com a natureza, em um sítio na Ilha das Flores, Porto Alegre, de frente para o rio Jacuí, onde eu e meu irmão procurávamos minhocas debaixo de pedras para pescar lambaris. A escola na qual estudava era um casarão em frente ao rio e sempre apareciam bichos de todos os tipos. Hoje sou coordenadora da Escola de Educação Infantil Boa Vista, onde me sinto privilegiada, com um espaço amplo e muita vegetação. Vejo que nossa escola pode trabalhar com nossas crianças todas as possibilidades mostradas no documentário. Visitei a escola EMEI Arca de Noé, mencionada no documentário, e trocamos muitas ideias. Junto com o projeto Escola + Verde, idealizado pela mãe de um aluno, buscamos desenvolver essas ideias para desemparedar as crianças que saem de uma caixinha (casa) para outra caixinha (escola). Acredito que será maravilhoso para as nossas crianças, pois elas adoram o espaço que temos.”

Simone FernandesCoordenadora da Escola de Educação Infantil Boa Vista

“Estamos vivendo um momento que nos força a repensar nossa relação com as cidades e a importância da natureza para a nossa saúde mental, física, emocional. Quando pensamos nas crianças – que são o foco do nosso trabalho há 25 anos – essa conexão se torna ainda mais necessária. Não há futuro possível sem que esse vínculo seja forte e de muito afeto, e cabe a nós, os adultos, nutri-lo e criar condições para que ele aconteça.”

Carolina Pasquali e Isabella Henriques, Instituto Alana

“Pura inspiração! Delicado e provocativo. Um presente para a sociedade. Um chamado a todos nós!”

Sara Assis, Instituto Olinto Marques de Paulo

“Parabéns a todas e todos, maravilhoso, emocionante, muito necessário!”

Paula Perim, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

“Lindo presente nesse momento que precisamos lutar pela humanidade na sua relação com a natureza! Parabéns a todes envolvidos e, em especial, às crianças e adolescentes!!!”

Marilene Proença, Instituto de psicologia a USP

“Parabéns! Espero que inicie um movimento de mudança de comportamento dos adultos que muitas vezes são os guardiões do acesso das crianças à natureza!”

Sam Sternin, consultor internacional, Fundação Bernard Van Leer

“Parabéns! Que essa mensagem ganhe o Brasil e o mundo e nos ajude a construir cidades cheias de natureza!”

Rodrigo Rubido Alonso, Instituto Elos

“Assisti o primeiro filme ‘O Começo da Vida’ ainda quando não era mãe, mas já gostava das temáticas que envolvem a infância. Agora, sou mãe de uma menina de 3 anos, que brinca com muita frequência nas praças públicas que existem na cidade onde moramos. Eu fiquei emocionada com ‘O Começo da Vida 2: lá fora’. As discussões que o filme traz são essenciais para questionarmos o que estamos proporcionando para a infância das nossas crianças. Mais do que isso, deixa aquela inquietação: o que eu posso fazer para as crianças poderem brincar livremente e se conectar com a natureza?”

Luiza Cazetta, Praça Malala

“Muito emocionado! Obrigado Instituto Alana! Um pouco de luz e esperança no momento em que é mais necessário!”

Joaquín Léguia, criador das Tinis

“Lindo filme. Interessante e útil. Todo pai, toda mãe ou responsável por uma criança deveria vê-lo. Todo tomador de decisões também.
Nós, cidadãos, não podemos ser espectadores. Precisamos agir por natureza para todos. Por equidade. As prioridades precisam mudar. Agora. A pandemia de Covid 19 não mudou as cidades: apenas iluminou as desigualdades, como uma lente de aumento. Mesmo nos países mais ricos, como os Estados Unidos, há milhares de pessoas dormindo nas ruas, enquanto 90% dos quartos de hotel se mantêm
vazios. E há mais espaços sendo criados para carros do que para pessoas. Precisamos criar cidades radicalmente diferentes. É urgente!”

Guillermo Penalosa, fundador da ong canadense 8 80 Cities

Você já assistiu ao “O Começo da Vida 2: Lá Fora”? Conte para a gente como foi a experiência e como o filme te inspirou!
E
screva para movimento@criancaenatureza.org.br