Um diálogo entre crianças e adolescentes de São Paulo e da Amazônia, por meio de sua relação com a natureza

Autor

Instituto Alana e Programa Rede da Vagalume

Editora

-

Ano

2015

Tipo de Publicação

Pesquisa de campo

País

Brasil

Categoria
Pesquisas e Estudos
Tags
Educação, Meio Ambiente

Em seu Programa Rede, a Vaga Lume faz a mediação entre educadores, escolas e ONGs da cidade de São Paulo e comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira. O programa é estruturado em ciclos anuais de intercâmbio: os estudantes de São Paulo e da região amazônica produzem trabalhos coletivos e trocam correspondências constantemente. Ao final de cada ano, a Vaga Lume realiza um acampamento, que é considerado o maior momento de integração do ciclo, pois é o evento que reúne representantes dos adolescentes e educadores de todas as instituições envolvidas. A programação inclui apresentações culturais, gincanas colaborativas, visitas a equipamentos culturais e uma feira cultural, onde os estudantes apresentam e compartilham os trabalhos confeccionados ao longo do ano.

De 25 a 27 de novembro de 2015, aconteceu o 6º Acampamento Vaga Lume, em Sobradinho, Brasília. Na ocasião, o Instituto Alana liderou uma pesquisa com os participantes para investigar como eles percebem o ambiente a sua volta e avaliar sua relação com a natureza.

Este relatório foi redigido de forma colaborativa pelas equipes de Educação e Cultura da Infância e do Criança e Natureza do Instituto Alana e pela a equipe de Educação do Programa Rede da Vaga Lume.

ACESSE O MATERIAL AQUI