Selecionamos transmissões ao vivo (lives), seminários virtuais (webinars) e formações para educadores, famílias e outras pessoas interessadas em obter informações seguras sobre infâncias, natureza, cidade, educação e saúde durante a pandemia.
O IABsp promove debate para pensar ferramentas para a escola pós-pandemia. Com a presença da Professora Bebel, de Eduardo Pizarro e de Guilherme Andrade, mediado por Beatriz Goulart. Dia 09/10 às 17h.
Os especialistas das várias áreas apresentaram pontos de vista dentro de seu campo de atuação e sugeriram de que modo o engajamento de cada setor pode ajudar a pensar a aprendizagem ao ar livre, fundamental neste momento.
Para colaborar com o planejamento da reabertura das escolas realizamos, em parceria com outras instituições, um webinar para discutir o tema com especialistas de diversas áreas.
Bate papo com Michael Filardi, biólogo, educador, permacultor e palhaço, que vai contar sua experiência em levar a sala de aula para o jardim e a horta permacultural, ampliando o repertório dos alunos e instigando-os a explorar a teoria da sala de aula aplicada à vida. Disponível no IGTV.
Vamos abordar o direito das crianças em acessar a natureza e a cidade como parte constitutiva do sentimento de pertencimento aos territórios onde vivem e também sobre como os ambientes naturais podem ajudar no acolhimento das crianças e famílias na volta às aulas pós-pandemia. Disponível no IGTV.
Bate papo promovido pelo Sesc São Paulo, com a presença de Tião Rocha, André Gravatá, mediado por Guta Araújo. Disponível no YouTube.
Série de encontros promovidos pelo Floresta Educadora, irá relacionar o brincar, a reconexão e a paz. Sobre territórios brincantes, praças e casas, infâncias, direitos, arte e natureza.
Claudio Maretti, ex-presidente do ICMBio e especialista em áreas naturais, conversará com nossa pesquisadora Bebel Barros sobre Infâncias urbanas, áreas protegidas e o contato com a natureza. Disponível no IGTV.
Série de webinars, em inglês, sobre a relação entre saúde e natureza organizada pela SHIFT, iniciativa baseada no Wyoming, EUA.
O Instituto Semeia realizou um webinar para conversar sobre os benefícios que a conexão com a natureza pode nos proporcionar, com a presença de especialistas.
Webinar sobre a importância dos parques naturais para a saúde e o bem-estar das pessoas, principalmente no pós-pandemia. Disponível no Youtube.
A gestora de Educação Vasti Ferrari conversa com Raquel Franzim, coordenadora de educação do Instituto Alana, sobre explorações, pesquisas e descobertas das crianças em isolamento. Disponível no Youtube.
A arquiteta e urbanista especializada em primeira infância e fundadora do Cidade para Crianças, Úrsula Troncoso, e a coordenadora do programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Lais Fleury, estarão trazendo novos olhares sobre o assunto. Disponível no YouTube.
Encontro com o psicopedagogo Francesco Tonucci trouxe reflexões sobre como contemplar e integrar aprendizados de experiências educacionais durante a crise. Disponível no YouTube.
Duas mães, Juliana Costa Rossini, consultora de criação consciente, e Isis Nóbile Diniz, jornalista e divulgadora científica, vão falar sobre consumo consciente, conexão e um novo olhar pós-pandemia. Disponível no IGTV.
Nesse encontro, Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza, conversou com Daniel Becker, pediatra, palestrante e escritor, conselheiro do programa Criança e Consumo. Disponível no IGTV.
A live abordou como utilizar os espaços ao ar livre como ferramenta essencial de resposta ao isolamento social e escolar causado pela pandemia. Em inglês.
Série de lives e webinars, na qual são enfatizadas as oportunidades que o mundo natural pode oferecer às crianças. As lives e webinars são pagos, porém há vagas gratuitas limitadas.
O bate-papo com Livia Ribeiro compartilhará experiências com escolas, educadores, famílias e crianças durante o período de isolamento social, para aumentar o estimulo para que as crianças saiam das frente da telas, e discutir desafios e alternativas possíveis.
O seminário virtual “Semeando para a mudança – Respostas à pandemia”, organizado pela ISGA, conta com relatos de experiências de desemparedamento das crianças em escolas no Chile, no Canadá e na Inglaterra. Em inglês
Como tem sido a relação das crianças com o mundo digital? Durante as próximas semanas o Instituto Alana chamará especialistas para debater sobre esta realidade, que ficou ainda mais presente no nosso dia a dia – e no das crianças.
Um curso rápido, preparado especialmente para incentivar os primeiros passos na produção de hortas urbanas. Inscrições abertas!
Reflexão sobre o brincar em tempos de isolamento social, os desafios das mães e mulheres no malabarismo de administrar o home office, as crianças em casa, e a preocupação em garantir que o brincar faça parte dessa rotina.
Cursos e formações virtuais sobre a relação entre criança e natureza oferecidos pela iniciativa Ser Criança é Natural.
Cursos virtuais sobre conexão com a natureza na infância oferecidos pela Conexão Natureza.