Children and Nature: Psychological, Sociocultural, and Evolutionary Investigations

Autor

Organizado por Peter H. Kahn, Jr. e Stephen R. Kellert

Editora

MIT Press

Ano

2002

Categoria
Livros

Para os organizadores deste livro, questões centrais a respeito da importância das experiências diretas, indiretas e simbólicas com a natureza na infância ainda estão por ser respondidas. Especialistas de diferentes campos – como as ciências cognitivas, a psicologia do desenvolvimento, a ecologia, a educação, os estudos ambientais, a psicologia evolutiva, as ciências políticas, a primatologia, a psiquiatria e a psicologia social – contribuem com estudos sistemáticos, apoiados em dados científicos, para constituir uma formulação teórica consistente que leve a compreender o papel da natureza no desenvolvimento das crianças. O livro trata dessas questões através de três grandes perspectivas: a evolutiva – considerando o ser humano como ser biológico com uma história evolutiva; a psicológica – enfatizando como as crianças formam concepções, valores e empatia com o mundo natural; e a sociocultural, com foco em educação e nas consequências políticas das experiências com a natureza na infância, para a sociedade moderna.