
08 Sep Um sonho feliz de cidade
Representante do Criança e Natureza na Europa conta por que Freiburg, na Alemanha, é uma referência mundial em sustentabilidade e tem atraído muitas famílias com crianças do mundo inteiro
08/09/2017
Por Mariana Sgarioni
Era uma vez uma cidade que ficava no meio de uma floresta, com um rio de águas transparentes passando no meio. As crianças que moravam lá andavam soltas, sem medo. Porque não tinha carro nem ônibus andando rápido, e todos os adultos sabiam que brincar livremente era a coisa mais importante de suas vidas.
“Pequenas soluções, vontade política e engajamento de todos os moradores fizeram Freiburg ser hoje um modelo de qualidade de vida e de cidade amiga das crianças”, diz Tatiana Cyro Costa, consultora independente e representante do Criança e Natureza na Europa. Mãe de Eric e Nino, de 3 e 6 anos, e moradora de Freiburg, Tatiana vai fazer parte da primeira Missão Técnica Criança e Natureza, que começa neste sábado, dia 09.
Representantes de diversas áreas do Brasil farão parte dessa expedição inédita, promovida pelo Alana, para conhecer e viver um pouco a experiência da cidade alemã. “Há muitos projetos que deram certo aqui e que são perfeitamente possíveis de serem aplicados em cidades brasileiras”, diz Tatiana.
**
Por que morar em Freiburg com crianças é tão bom?
Freiburg é uma cidade tranquila, segura, de pequenas distâncias, situada no meio da Floresta Negra, com natureza acessível e abundante. Nosso dia a dia é permeado de pequenos momentos de natureza: vamos de bicicleta para a escola, por exemplo, e na volta podemos dar um mergulho no rio, que é limpo. Ou podemos voltar pela floresta. Freiburg tem este fator geográfico favorável, mas também há anos aposta em uma política de sustentabilidade. Tanto que antes de ser uma cidade amiga das crianças, ela começou sendo conhecida como uma cidade verde, uma das mais verdes do mundo. Todas as áreas de política urbana são regidas pela economia verde: geração de energia, transporte, mobilidade, resíduos etc. Então você tem, por exemplo, um planejamento urbano em que não precisa usar o carro para nada. Uma das consequências deste processo é que a cidade se transformou num lugar incrível para viver com crianças, atraindo cada vez mais famílias.
Como foi a adaptação da cidade para se tornar amigável às crianças?
Quais são estas pequenas soluções?
A Missão Técnica pretende trazer essas ideias ao Brasil?
Sim, é possível adaptar muita coisa, sempre levando em conta a nossa realidade e a nossa cultura, claro. A primeira ideia da Missão foi juntar um grupo de pessoas e instituições brasileiras para trabalhar em cidades mais amigas da natureza e das crianças, começar um movimento. A equipe que vem para Freiburg vai visitar uma referência mundial em qualidade de vida para crianças e para todos. Queremos que os integrantes vejam de perto o que é viver aqui, e voltem inspirados para trabalhar em redes, promovendo transformações nas suas cidades. Vamos entender quais são os elementos que fazem Freiburg ser essa cidade tão bacana. Vamos visitar um bairro, por exemplo, que gera toda a energia que consome, onde existem várias ruas que não entram carros. É um bairro modelo para crianças. Vamos passear bastante de bicicleta, fazer um tour sobre sistema de mobilidade. Enfim, será uma ferramenta bastante útil para mobilizar e inspirar pessoas.
Conte um pouco como é a vida dos seus filhos pequenos aí. Quais as mudanças que você notou neles depois que chegou?