Bi-o-di-ver-si-da-de: você sabe o que esse palavrão significa?

Esse termo define a variedade de seres que existem em nosso planeta: animais, plantas, microrganismos e até nós mesmos! Entenda por que precisamos de biodiversidade para viver
Foto de uma espécie de sapo sobre folha de planta colorida

22 May Bi-o-di-ver-si-da-de: você sabe o que esse palavrão significa?

Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para nos alertar sobre a importância de protegê-la! Biodiversidade define a enorme variedade de animais, plantas, microrganismos, ecossistemas e seres vivos que habitam o mundo. São tantos, que sequer sabemos quantos há! As estimativas variam entre 10 e 50 milhões de espécies diferentes, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão. Por que é tão importante conhecer e proteger os diferentes tipos de vida que existem na Terra? Simples: porque nós também somos natureza, estamos interconectados e precisamos de outras espécies para viver.

O ar que a gente respira, a comida que comemos, os remédios que nos curam e a energia que utilizamos são basicamente frutos dessa biodiversidade e de como os organismos agem e reagem entre si. Sem plantas, por exemplo, não teríamos oxigênio. Se faltassem abelhas e outros insetos polinizadores, não haveria colheitas, plantações ou comida. Sem os fungos, não ocorreria a decomposição e reciclagem das matérias vivas.

Brasil, país da Megadiversidade

Para nossa sorte, o Brasil é considerado pelos especialistas o país da “megadiversidade”. Isso porque a Amazônia é a floresta tropical mais biodiversa do mundo, com aproximadamente 20% das espécies hoje conhecidas. Isso nos dá a oportunidade de estudar e produzir milhares de descobertas maravilhosas. A única questão é que nós, os seres humanos, estamos colocando a biodiversidade em grave risco, com muita velocidade.


De acordo com a ONU, cerca de 25% de todas as espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção.O relatório Living Planet, produzido pela organização ambientalista WWF, indica que 60% da vida selvagem foi perdida nos últimos 50 anos. Os principais motivos para a destruição em massa de espécies são a poluição (do ar, dos rios e dos mares); a exploração de minerais; o modo como nos alimentamos, que para produzir carne avança sobre florestas e cerrados, e o crescimento desenfreado de cidades e indústrias para produzir os bens que consumimos.


Proteger as espécies que existem e assegurar que seus ambientes sejam preservados é essencial para garantir um futuro, no presente. Compreender o que é biodiversidade, qual a sua importância e conectar as crianças com essa riqueza, permitindo que elas se encantem com ambientes naturais e seus seres vivos é um primeiro passo no sentido de se engajar, e engajar as próximas gerações nessa preservação. Porque ninguém ama o que não conhece. E ninguém protege aquilo que não ama.