Estar na natureza em família faz bem, afirma pesquisa

13 Sep Estar na natureza em família faz bem, afirma pesquisa

img_3317

foto: Andreia Andrade

Existem diversos artigos e informações sobre os benefícios da natureza e do brincar livre no dia a dia das crianças. Porém, o que acontece quando a criança não está na natureza sozinha, mas acompanhada da família?

Essa pergunta é relevante pois há muitos movimentos nacionais e internacionais acontecendo com o objetivo de incentivar crianças e famílias a passar mais tempo ao ar livre, como o Slow Kids São Paulo, o Ser Criança é Natural, o Let’s Move Outside Campaign, o Leave No Child Inside Movement, o Every Kid in a Park Program. O próprio Criança e Natureza tem trabalhado nesse sentido, por meio do Grupo Natureza em Família, pois acreditamos que o convívio entre famílias ao ar livre traz benefícios para todos, incluindo as áreas verdes.

Pesquisadores especializados em estudos relacionados à família da Universidade de Illinois também acreditam nisso! Por isso foram investigar os benefícios de passar tempo na natureza em família. Não é de se surpreender que a conclusão do estudo foi que as famílias que realizam atividades regulares ao ar livre tendem a viver melhor.

As duas razões principais para esse resultado são: ir com frequência à natureza se torna um pequeno ritual da família e aproxima todos, podem ser atividades simples, como levar o cachorro para passear ou levar as crianças a um parque; a segunda razão é que os passeios diminuem o estresse causado nas crianças que vivem em espaços reduzidos. Simplesmente estar num ambiente amplo e natural e permitir que elas brinquem em liberdade faz com que todos os membros da família fiquem mais calmos e relaxados,melhorando as relações familiares.

Para ler o release (em inglês) completo da pesquisa, basta clicar aqui.