Baixe o guia Acampando com Crianças

Desenho de crianças separando galhos e montando uma barraca com eles. No canto superior direito está escrito em verde

15 Jul Baixe o guia Acampando com Crianças

Estudos recentes apontam que experiências na natureza são fundamentais para a saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Além disso, essas experiências contribuem significativamente para o desenvolvimento de um vínculo afetivo com o mundo natural.  Poucas experiências agregam tudo isso como acampamento ao ar livre.

Por isso lançamos o guia Acampando com Crianças, com o apoio da Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), MaCamp e Outward Bound Brasil. A publicação visa contribuir para o desemparedamento da infância, pois a criança precisa da natureza tanto quando a natureza precisa da criança.

guia tem como objetivo incentivar famílias a experimentarem uma maneira pouco frequente de incluir natureza na vida das crianças: acampar em áreas naturais protegidas, como as Unidades de Conservação. A publicação apresenta diversas dicas práticas, como locais apropriados para acampar com crianças, os equipamentos básicos necessários, orientações de segurança, dicas de alimentação e uma série de sugestões para quem vai se lançar em suas primeiras aventuras.

ACESSE A PUBLICAÇÃO GRATUITAMENTE

“Acampar em família é uma experiência transformadora, não só para as crianças, mas para os adultos também. São momentos que ressignificam os nossos valores, que a nossa memória registra e certamente não esquece. As crianças aprendem a reconhecer suas possibilidades e limites, exercitando a autonomia e lidando com riscos. O Brasil é um país com muito potencial para a atividade de camping em áreas naturais, com clima propício e lugares incríveis, como parques nacionais”, destaca Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.