
26 Jan Histórias sobre aprender e ensinar com e na natureza
O programa Criança e Natureza lança a publicação “Histórias sobre aprender e ensinar com e na natureza”, destinada à formação de professores, com um percurso baseado em histórias reais, mostradas no filme O Começo da Vida 2: Lá Fora.
O material, elaborado em conjunto com a área de educação do Instituto Alana, traz exemplos práticos de como as escolas podem desemparedar crianças e adolescentes, incluindo mais natureza em seu dia a dia – e não apenas com fins de recreação ou lazer, mas utilizando espaços externos, e o próprio território no qual a escola está inserida, em consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
“Partimos das histórias contadas no filme por professores e educadores de diversas localidades e países, e montamos um percurso formativo que aborda todo o ciclo da educação básica, desde Educação Infantil até o Ensino Médio”, conta Paula Mendonça de Menezes, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza.
A partir desse problema, os caminhos propostos, os entraves que surgiram e as soluções encontradas são retratadas no material. Como tornar os pátios mais verdes, desafiadores e incluí-los no planejamento pedagógico e no currículo do município? Investir na formação de professores, conversar com os pais, explicar a importância de se passar mais tempo em áreas externas e retrabalhar os espaços oferecidos dentro e fora da escola foram alguns dos caminhos.
O segundo capítulo, que fala do Ensino Fundamental, propõe a expansão do espaço a partir da exploração do território no qual a escola está inserida: como mapear esse território? Como estabelecer parcerias para oferecer diversas atividades educativas? Como ajudar professores e pais a se sentirem seguros para essas saídas? “Aprender no bairro permite que a criança desenvolva suas capacidades cognitivas, incorporando novos conteúdos, mas também outras dimensões, como a física, a emocional e a cidadã”, diz Paula.
Ficou interessado?