Encontro Criança e Natureza em Goiânia

01 Aug Encontro Criança e Natureza em Goiânia

Programação inclui seminário com especialistas sobre o tema criança e natureza, lançamento do livro ‘A Última Criança na Natureza’ e exibição do filme ‘Território do Brincar’

O contato direto das crianças com o ambiente natural contribui para o seu desenvolvimento social, intelectual, emocional, espiritual e físico. Entretanto, a vida nas cidades tem afastado os pequenos da natureza. Com o objetivo de trazer reflexões sobre a importância desse contato, o Criança e Natureza, programa do Instituto Alana, em parceria com a Secretaria de Educação de Goiânia realizam o ‘Encontro Criança e Natureza em Goiânia’, dia 29 abril no Centro Cultural Martim Cererê.

No encontro será realizada uma roda de conversa com a presença de Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza; Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo, programa do Instituto Alana; e Katia Bizzo Schaefer, doutora em educação.

Também serão apresentados dois casos de sucesso, o da Escola Vila Verde, de Alto do Paraíso de Goiás, e o projeto Casa Fora de Casa. Em seguida, o Dr. Ricardo Ghelman, médico pediatra e da família, fará uma palestra sobre ‘A natureza como prevenção para a saúde’.

A programação também inclui uma vivência, o lançamento do livro ‘A Última Criança na Natureza’, de Richard Louv, traduzido para o português pelo Instituto Alana, e a exibição do filme ‘Território do Brincar’, dirigido por David Reeks e Renata Meirelles.

“A reaproximação das crianças com a natureza ainda é um debate desarticulado e pulverizado aqui no Brasil, por isso queremos levar essas reflexões sobre os impactos positivos do contato e experiência direta da criança com a natureza para todo o país”, explica Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza. A iniciativa, lançada em 2015, trabalha na produção, fomento e disseminação de conteúdo sobre a importância desse contato da criança com a natureza, por meio da brincadeira não estruturada.

Faça aqui sua inscrição!