Nestas férias, é hora de natureza!

Seja dentro de casa, na sua própria cidade ou em viagens para áreas mais remotas, estar ao ar livre e se vincular à natureza será a melhor pedida para restaurar a saúde física e emocional das crianças – além de proporcionar muita diversão!
Grupo de pessoas obeservando o por do sol no alto de uma montanha.

21 Dec Nestas férias, é hora de natureza!

Estas são as primeiras férias escolares em praticamente dois anos, com os números da pandemia de Covid-19 mais controlados e alguns aprendizados sedimentados. Um deles é que os espaços ao ar livre são bem mais seguros para nossa saúde, já que permitem manter distância e dificultam a transmissão do vírus. Para além disso, o contato com a natureza se mostra restaurador, tanto que pediatras estão recomendando esse contato neste momento, como estratégia para amenizar os danos advindos da pandemia. A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou uma Nota de Alerta nesse sentido recentemente.

A pesquisa “O papel da natureza para a saúde das crianças no pós-pandemia”, que entrevistou 1.000 famílias em todo o país, constatou que 75% delas querem oferecer mais momentos na natureza para as crianças. As famílias identificaram vários benefícios que brincar ao ar livre traz, como a melhora da qualidade e quantidade do sono (88%), maior felicidade e atividade (93%) e diminuição de problemas como ansiedade e estresse (85%). Oitenta e seis por cento dos entrevistados, que cuidam de crianças de até 12 anos, também disseram que as crianças pedem menos para utilizar eletrônicos quando estão ao ar livre.

Pensando nesses números, e em como precisamos de férias restauradoras, que nos reequilibrem, nos desconectem das telas e tragam momentos de encontro reais, preparamos 5 sugestões para umas férias repletas de natureza!

1. Crie uma Tini! 

Aprender sobre ciclos, sementes e ver uma planta brotar dá às crianças autonomia, paciência e conhecimentos que elas levarão para toda a vida. O projeto Tinis propõe fomentar o vínculo entre criança e natureza por meio do plantio. É muito simples: se trata de oferecer um pedaço de terra ou 3 vasos nos quais as crianças possam cultivar algo para si mesmas, como um vegetal que gostem de comer ou que seja cheiroso; algo para quem elas amam, e algo para a própria natureza, como uma planta que alimente pássaros ou atraia insetos. Que tal trocar ideias com vizinhos ou avós, pesquisar ou recolher mudas pelo bairro e começar a sua Tini nestas férias? No site Tinis -Terra das Crianças você encontra uma história para contar às crianças para iniciar o projeto e também um Guia para pequenos criadores de TiNis, com dicas sobre como decorá-las e também para o plantio. Coloque mãos à terra! 

Criança colhendo uma couve plantada em um vaso.
Heitor, aluno da escola Pé de Gente (SP), colhendo a couve da TiNis que ele fez em casa

2. Faça passeios e gincanas pelo bairro

Que tal tirar as crianças das telas e propor uma atividade diferente? Reúna os pequenos e saia pelo bairro em uma caminhada-desafio. Quem avista o primeiro passarinho? E a primeira fruta numa árvore? Quem encontra uma semente? E a folha mais interessante? A flor mais bonita? Vale ir conversando e observando o local, à medida que ele vai sendo desbravado. E também é bacana recolher gravetos, folhas, sementes, flores que depois podem ser utilizados em atividades como pintura, criações de mandalas ou desenhos e até construções de brinquedos ou, se houver espaço, de cabanas! No Almanaque de Ideias Craft para Fazer na Natureza, produzido pela artesã Estéfi Machado, você encontra 30 ideias lindas!

3. Promova piqueniques e dias de brincadeira em praças e parques

Não é preciso ir muito longe nem gastar demais. Que tal conhecer novas praças ou parques de sua cidade nestas férias? No GPS da Natureza você encontra dicas de locais e atividades para fazer. Quer uma ideia? Convide uma família amiga para um piquenique e promova uma “troca de brincadeiras”: cada um ensina aos outros uma brincadeira ou jogo que gosta ou que praticava na sua infância.

Criança estendendo uma toalha de piquenique na grama.
Um piquenique na praça ou no parque vai animar as férias!

4. Acampe com as crianças – no quintal, na praia ou na floresta!

Acender uma fogueira, conversar e cantar ao redor dela e dormir sob as estrelas. Essas são algumas das vivências únicas e inesquecíveis de um acampamento. Ele pode ocorrer no quintal de casa ou em locais mais remotos. Nestas férias, que tal montar uma barraca e experimentar a aventura de passar a noite do lado de fora? O Guia Acampando com as Crianças, está disponível para baixar gratuitamente e traz todas as dicas!

5. Visite áreas protegidas do nosso país

As crianças têm um espírito explorador e vibram ao tocar ou interagir com outros seres vivos. Essas experiências ajudam no seu desenvolvimento integral e nutrem lembranças para toda a vida! Que tal uma viagem para conhecer uma área protegida? Em parceria com o WWF-Brasil, selecionamos 8 Unidades de Conservação próximas a capitais que têm uma boa estrutura de visitação. Visitá-las é uma oportunidade de fazer passeios diferentes, de valorizar nosso patrimônio natural e de explorar com as crianças toda a diversidade do nosso país, além de falar sobre a necessidade de preservá-los! 

Confira na galeria abaixo: