Notícias

16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!

Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...

Read More
Read More
Sobre uma mesa, alguns potes com tintas, pincéis e folhas com desenhos coloridos.

09/06/20 Explorações, pesquisas e descobertas com a natureza

A cozinha e o jardim podem ser fonte de muitas experiências sensoriais, artísticas, científicas e do brincar para a infância e para todos nós. Lugares de sensibilização com a natureza e sua estética orgânica: cores, formas, cheiros e texturas que captam e provocam todos os...

Read More
Read More

05/06/20 O que é essencial para as nossas crianças?

Manifesto dos programas Criança e Natureza e Criança e Consumo sobre o  "novo agora"   Os direitos das crianças e adolescentes estão no centro de tudo o que o Instituto Alana faz. Sua atuação se orienta pelo princípio de colocar em primeiro lugar o ser humano em...

Read More
Read More

17/03/20 Sugestões do Criança e Natureza em tempos de Corona Vírus

A sociedade global está vivendo a pandemia da COVID19, e para que ela seja controlada é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como a restrição das interações físicas em benefício da vida em comunidade, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aulas foram suspensas,...

Read More
Read More

03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades

Por Raika Julie Moisés Na sua visão de gestora pública, em que consiste uma cidade amiga da criança? É uma cidade que proporciona um conjunto de vivências e experiências para as crianças, que contribuem para seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e emocional. Uma cidade amiga da...

Read More
Read More

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Read More
Read More