16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!
Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...
Read More09/06/20 Explorações, pesquisas e descobertas com a natureza
A cozinha e o jardim podem ser fonte de muitas experiências sensoriais, artísticas, científicas e do brincar para a infância e para todos nós. Lugares de sensibilização com a natureza e sua estética orgânica: cores, formas, cheiros e texturas que captam e provocam todos os...
Read More08/06/20 Te esperamos com as janelas abertas!
No mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, o programa Criança e Natureza, inicia uma nova seção no site: Janelas Abertas, espaço de produção colaborativa para receber artigos sobre as múltiplas infâncias e sua relação com a...
Read More05/06/20 O que é essencial para as nossas crianças?
Manifesto dos programas Criança e Natureza e Criança e Consumo sobre o "novo agora" Os direitos das crianças e adolescentes estão no centro de tudo o que o Instituto Alana faz. Sua atuação se orienta pelo princípio de colocar em primeiro lugar o ser humano em...
Read More21/05/20 “Pertencer à cidade é algo que se desenvolve a partir de vivências”
Larissa Beltramim é advogada, gestora pública federal e há 15 anos atua na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma intersetorial e fala sobre a importância da implementação das mesmas, a partir da garantia de direitos e da relação com a cidade. "A...
Read More17/03/20 Sugestões do Criança e Natureza em tempos de Corona Vírus
A sociedade global está vivendo a pandemia da COVID19, e para que ela seja controlada é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como a restrição das interações físicas em benefício da vida em comunidade, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aulas foram suspensas,...
Read More03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades
Por Raika Julie Moisés Na sua visão de gestora pública, em que consiste uma cidade amiga da criança? É uma cidade que proporciona um conjunto de vivências e experiências para as crianças, que contribuem para seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e emocional. Uma cidade amiga da...
Read More07/01/20 “A natureza é um jardim sensorial incrível”
Em 2002, Isabela Abreu iniciou um trabalho de contato e imersão na natureza com pessoas com deficiência, realizando atividades ao ar livre com jovens e adultos. "Estar em contato concreto com a natureza, tornando tangível o que ouvem nas histórias e nas experiências de muitos que...
Read More06/12/19 A cidade como território educativo
O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...
Read More