24/05/19 Oito maneiras reveladoras pelas quais as crianças se beneficiam de experiências na natureza
Processos pedagógicos baseados na natureza impulsionam o desempenho escolar por oito caminhos diferentes - Christopher Bergland Ter experiências relacionadas à natureza e incorporar aulas baseadas na natureza às atividades diárias das crianças na escola promove um aprendizado melhor por oito caminhos diferentes, de acordo com um artigo...
Read More21/05/19 “A natureza sempre nos ampara”
Antônio Roque Juaquim, ou Roquinho, como é mais conhecido, se formou advogado mas é brincante. Existe essa profissão? – perguntarão alguns. Pois sim, um brincante é alguém que observa o brincar, que fomenta brincadeiras, que inventaria o vasto cardápio de possibilidades existentes, que educa. Alguém que, no...
Read More03/05/19 “Não existe cidade sustentável sem a participação das pessoas”
Circe Gama Monteiro, Coordenadora de pesquisa e urbanismo do INCITI, fala sobre desenvolvimento e políticas urbanas nas cidades brasileiras. Por Raika Julie Moisés Com o objetivo de destacar iniciativas locais de diferentes áreas que já atuam em projetos que resgatam o contato direto das crianças com o ambiente...
Read More30/04/19 Benefícios da Natureza no Aprendizado e no Desenvolvimento da Criança
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Educação (28/04) nosso desejo é compartilhar com vocês o que pesquisadores e especialistas vêm descobrindo sobre os benefícios do contato com a natureza no ambiente escolar em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento da criança e...
Read More12/04/19 Afinal, o que nos move?
Letícia Sabino, fundadora da ong SampaPé, conta como as escolhas que fazemos ao nos deslocar mudam nossas percepções de cidade e nossa qualidade de vida O que é perto? O que longe? Como você circula pela cidade? E de que modo esse circular te devolve uma...
Read More18/01/19 No olho da rua
Por Carolina Tarrio Mateus Humberto e Marieta Colucci se conheceram durante encontros de grupo de estudos em educação e mobilidade que surgiu na USP, no ano de 2012. Ele é engenheiro civil e ela arquiteta e urbanista. Desse grupo aberto, formado por diversos profissionais, surgiu o...
Read More21/12/18 Nossas principais ações ao longo de 2018
2018 foi um ano de muito trabalho, realizações e parcerias para o Criança e Natureza! Encerramos o ano com a sensação de que o movimento de pessoas que, assim como você, entendem a importância de uma infância rica em natureza, cresce a todo dia. Ao longo de...
Read More21/12/18 Crianças na prancheta
Paula Martins Vicente estava terminando sua graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) quando decidiu realizar um trabalho de extensão universitária. A ideia era propor soluções para a apropriação e o uso do Parque Municipal Pinheirinho d’Água, na zona...
Read More06/12/18 Bora pedalar!
Um projeto da professora de educação física Ana Destri, de Florianópolis, já sensibilizou mais de 6 mil estudantes da escola pública para adotarem as bicicletas como meio de transporte Uma mudança de hábito na vida de Ana Destri, de 53 anos, acabou promovendo uma revolução...
Read More01/11/18 A cidade abre espaço para brincar?
Por Carolina Tarrío A paulistana Sofia Olival cursou arquitetura na PUC-Rio, e, na hora de fazer o trabalho de conclusão, percebeu que queria gerar uma solução a partir de uma vivência. “A gente passa quatro anos na faculdade vendo tudo teoricamente, desenhando soluções no papel”, diz....
Read More