A Amazônia está distante? A Mata Atlântica fica longe? Elas nos influenciam bem mais do que você imagina!

Entenda por que preservar a floresta é garantir a qualidade de vida das nossas crianças, mesmo nas cidades. E veja como agir para evitar os retrocessos que estão sendo tramados no Congresso contra o meio ambiente
foto mostra a parte submersa de um rio e a orla, coberta de mata e

01 Jun A Amazônia está distante? A Mata Atlântica fica longe? Elas nos influenciam bem mais do que você imagina!

Mesmo para quem mora em uma cidade, a qualidade da água, o abastecimento de comida, boa parte dos remédios que usamos para nos curar (além de outros que podem a vir a ser descobertos!) e ainda a limpeza do ar que respiramos depende, em grande parte, de que florestas como a Mata Atlântica e a Amazônia existam. Isso sem falar da temperatura e do controle do clima: eventos extremos, como as tempestades que provocaram destruição e mortes recentemente no litoral de São Paulo, no Recife e na Bahia também são agravados pelo desmatamento de nossos biomas e pela perda de sua biodiversidade. Por isso, preservar o meio ambiente é essencial para nossas crianças, que são as mais vulneráveis às suas alterações. Mas não foi o que vimos acontecer esta semana no Congresso Nacional. 

A Câmara dos Deputados aprovou uma legislação que enfraquece a proteção da Mata Atlântica (Medida Provisória 1150/22), outra que dificulta a demarcação de terras indígenas (Projeto de Lei 490, conhecido como lei do Marco Temporal) e ainda uma terceira Medida Provisória (1154/2023) que retira competências dos Ministérios do Meio Ambiente e do Povos Originários e transfere para outras pastas a proteção das florestas, seja demarcando novas áreas ou fazendo a fiscalização para evitar o desmatamento, e ainda tratando de questões que afetam o meio ambiente, como o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos. 

Então, como garantir que o que ainda resta de Mata Atlântica (que antigamente ocupava todo o litoral do Brasil, do Piauí até o Paraná) e que a Floresta Amazônica permaneçam vivas? Como assegurar a qualidade de vida das nossas crianças, que são as mais atingidas por mudanças em seu meio ambiente, e a sua sobrevivência, hoje e no futuro? As terras que foram demarcadas e ficaram sob proteção de populações indígenas foram, ao longo dos últimos anos, mesmo com todas as agressões que sofreram, foram as que tiveram suas florestas mais protegidas. Assim como as áreas de preservação, que se tornaram parques nacionais, estaduais ou municipais. Assim, a preservação e ampliação dessas terras significa, além da proteção das crianças e adolescentes indígenas, inclusive do patrimônio de suas culturas e costumes, também a saúde e sobrevivência de todas as infâncias.

O que você pode fazer , agora, no presente, para proteger o futuro das crianças? Todas essas medidas que tramitam no Congresso ainda vão para o Senado e passarão pela apreciação do executivo, que já se comprometeu a vetar a MP da Mata Atlântica, inclusive. Então, uma possibilidade de ação é enviar mensagens para os senadores que você elegeu, pedindo que protejam as florestas e as infâncias indígenas, rejeitando o Marco Temporal. Se não se lembrar em quem votou (é algo importante tomar o cuidado de votar em alguém que esteja disposto a cuidar do meio ambiente da próxima vez), mande recado para todos eles! Você também pode ajudar levando este recado adiante, explicando para mais pessoas qual é a conexão da floresta viva com a sobrevivência e a qualidade de vida das crianças, que são mais vulneráveis e por isso as mais atingidas quando ocorrem eventos climáticos extremos, quando a qualidade do ar e da água piora ou a produção de comida escasseia.

O atual presidente foi eleito prometendo cuidar e preservar o meio ambiente – isso significa zelar por todos os seres vivos que o habitam: animais, plantas e pessoas, pois todos dependemos das florestas! O Congresso precisa entender que essa é a vontade da maioria – e caminhar na mesma direção.