Reconectar é Preciso: novo livro sobre criança e natureza

21 Oct Reconectar é Preciso: novo livro sobre criança e natureza

“Nós dependemos da Terra e não ela de nós. Quando falamos em salvar o planeta, na verdade, estamos falando em salvar a humanidade”
crianca-tecnologia

foto: Flickr.com

 

O que aconteceria com nosso planeta se deixássemos de interagir em ambientes naturais e ficássemos confinados em ambientes artificiais, conectados a telas e eletrônicos? Esse cenário de filme de ficção em alguns contextos nem parece muito distante. Se você vive em uma cidade, observe à sua volta e se pergunte: quantas crianças você vê brincando nas ruas, nas praças, nos parques? Quantas crianças ainda contam com um quintal e uma árvore para subir, ou simplesmente brincar debaixo de sua sombra?
A realidade nas cidades mudou rapidamente nas últimas décadas. O desenvolvimento tecnológico aliado ao estilo de vida nas metrópoles foi sorrateiramente afastando os seres humanos de sua (própria) natureza.

“Atualmente, mesmo que as pessoas continuem dependentes dos recursos do mundo natural, este não é mais seu lugar de moradia; o mundo natural é visto como um lugar distante, um ambiente de lazer, de turismo e de contemplação.”

 

Em mais uma bem-vinda publicação em português sobre o tema criança e natureza, Christiana Profice sinaliza que as dificuldades causadas pelo estilo de vida urbano não são suficientes para explicar o desinteresse das pessoas por seu meio natural e faz uma abordagem mais abrangente do tema considerando os aspectos históricos, econômicos e sociais que estão levando à desconexão entre as pessoas e a natureza.

As crianças se desenvolvem a partir de suas interações em diferentes ambientes e grupos, como sua casa, sua família, a escola, os colegas e a vizinhança. São também impactadas por contextos que influenciam sua vida, como o trabalho dos pais ou as empresas e serviços próximos de sua casa. Crescem dentro de uma sociedade que cultiva determinados valores e crenças e que se organiza de uma forma própria.

O ambiente em que a criança vive é que vai fornecer a ela os elementos para seu desenvolvimento e, portanto, é impossível entender as pessoas sem entender o ambiente onde vivem. A natureza fornece à criança uma imensa riqueza de estímulos à imaginação, aos sentidos e à sua capacidade de interagir. É quando um galho vira uma espada ninja, uma folha boiando vira um barquinho ou a árvore vira uma cabana.

É durante esse processo de interagir com a natureza usando todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e até paladar -, explorá-la, imaginar-se através dela, criar e recriar com seus elementos que nós, seres humanos, estabelecemos na infância uma relação de empatia e afeto pelos demais seres vivos.

Essa identificação com a natureza nos traz a sensação de pertencimento,
de apego à natureza, definida por estudiosos como biofilia.

Se afastamos as crianças de seu ambiente natural, esse ciclo de biofilia se interrompe. Essa atração natural, essa necessidade que as crianças têm de estarem em contato com a natureza é desrespeitada, e isso tem muitas consequências ruins para a infância.

crianca-feliz-natureza

foto: Renata Ursaia

O jornalista Richard Louv compilou, estudou e relacionou pesquisas sobre os efeitos dessa desconexão e cunhou a expressão Transtorno do Déficit de Natureza, que traduz as desordens emocionais e cognitivas e também as consequências individuais e sociais da ausência de natureza na vida das crianças, sugerindo que é urgente promover uma reconexão. A boa notícia é que, mesmo nas grandes cidades, é viável e simples aproximar as crianças dos ambientes naturais.

“…uma das formas de reverter a escassez de interações com ambientes naturais é a criação, por famílias e escolas, de um momento verde na rotina, em que possa realizar caminhadas ao ar livre ou, ainda, cuidar de um jardim.”

 

Mesmo com todas as dificuldades que a vida urbana oferece e mesmo com a competição desleal do consumismo e dos eletrônicos, devolver à criança o direito ao brincar livre na natureza é possível. Mais do que possível necessário, para que possam desenvolver-se integralmente e estabelecer empatia com o meio ambiente, desejando cuidar e preservar o planeta para si e para as gerações futuras.

Christiana Profice aborda no livro todos os aspectos que ajudam a entender a importância da conexão com a natureza no desenvolvimento das crianças. A autora foi do paleolítico ao contemporâneo, percorrendo estudos sobre a infância em ambientes urbanos, rurais e indígenas, buscando entender a relação das crianças com a natureza e o com meio ambiente.

portugues-14-crianca-e-natureza-reconectar

CONFIRA AQUI O LIVRO NA NOSSA BIBLIOTECA