Desafios de como aproximar as crianças da natureza nas cidades, com Irene Quintáns

31 Mar Desafios de como aproximar as crianças da natureza nas cidades, com Irene Quintáns

Como possibilitar que as crianças se apropriem e usufruam dos espaços públicos e naturais das cidades? Essa foi a pergunta-chave da Roda de Conversa com Irene Quintáns, realizada pelo Criança e Natureza, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e o Rede Nossa São Paulo, no dia 28 de março de 2017, na sede do Instituto Alana.

Irene Quintáns é arquiteta, urbanista e fundadora da Rede OCARA,  rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, mobilidade urbana e espaço público nos quais participam crianças.

Na conversa, mediada por Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza, Irene trouxe reflexões sobre a importância dos espaços verdes para as crianças e suas famílias. “O ambiente natural público garante que a criança possa conviver com a diversidade, com as diferenças, o que amplia sua criatividade”, afirmou a arquiteta.

No entanto, ela questiona os desafios de se aproximar as crianças da natureza em ambientes urbanos. “Por que será que há um interesse geral de que nós nos sintamos mais confortáveis e seguros nos locais onde somos consumidores? Por que transformam a cidade ‘aberta’ em um ambiente hostil?”.

Uma das formas de responder a essas perguntas é criar vínculos da criança com a cidade, principalmente com locais comuns ao seu cotidiano como o caminho da escola, o parque próximo de casa, entre outros. “A sensação de pertencimento é fundamental para o desenvolvimento da criança e a sua relação com a cidade”, destaca Irene.

Durante o encontro houve o lançamento da publicação ‘Cidades mais Ricas em Natureza‘ realizado  em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis.

Com o intuito de refletir sobre o tema entre os gestores públicos, as perguntas foram formuladas pelo GT para o jornalista norte-americano Richard Louv, autor do best-seller ‘A Última Criança da Natureza‘. O resultado traz temas relevantes sobre a relação da criança com a natureza e apresenta experiências inspiradoras que podem contribuir com ideias para que as cidades brasileiras se tornem mais ricas em natureza. O material completo está disponível para download aqui.

Se você perdeu a roda de conversa ao vivo, assista aqui!