
31 Mar Desafios de como aproximar as crianças da natureza nas cidades, com Irene Quintáns
Como possibilitar que as crianças se apropriem e usufruam dos espaços públicos e naturais das cidades? Essa foi a pergunta-chave da Roda de Conversa com Irene Quintáns, realizada pelo Criança e Natureza, em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis e o Rede Nossa São Paulo, no dia 28 de março de 2017, na sede do Instituto Alana.
Irene Quintáns é arquiteta, urbanista e fundadora da Rede OCARA, rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, mobilidade urbana e espaço público nos quais participam crianças.
Na conversa, mediada por Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza, Irene trouxe reflexões sobre a importância dos espaços verdes para as crianças e suas famílias. “O ambiente natural público garante que a criança possa conviver com a diversidade, com as diferenças, o que amplia sua criatividade”, afirmou a arquiteta.
No entanto, ela questiona os desafios de se aproximar as crianças da natureza em ambientes urbanos. “Por que será que há um interesse geral de que nós nos sintamos mais confortáveis e seguros nos locais onde somos consumidores? Por que transformam a cidade ‘aberta’ em um ambiente hostil?”.
Uma das formas de responder a essas perguntas é criar vínculos da criança com a cidade, principalmente com locais comuns ao seu cotidiano como o caminho da escola, o parque próximo de casa, entre outros. “A sensação de pertencimento é fundamental para o desenvolvimento da criança e a sua relação com a cidade”, destaca Irene.
Durante o encontro houve o lançamento da publicação ‘Cidades mais Ricas em Natureza‘ realizado em parceria com o Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente da Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis.
Com o intuito de refletir sobre o tema entre os gestores públicos, as perguntas foram formuladas pelo GT para o jornalista norte-americano Richard Louv, autor do best-seller ‘A Última Criança da Natureza‘. O resultado traz temas relevantes sobre a relação da criança com a natureza e apresenta experiências inspiradoras que podem contribuir com ideias para que as cidades brasileiras se tornem mais ricas em natureza. O material completo está disponível para download aqui.
Se você perdeu a roda de conversa ao vivo, assista aqui!