Vamos, juntos, verdejar as escolas?

O programa Criança e Natureza lança um curso on-line gratuito para educadores sobre a metodologia TiNis - Terra das Crianças, que cultiva a conexão com a natureza por meio do plantio
Crianças acompanhadas de um adulto, plantando em uma TiNis, no Peru.

30 Aug Vamos, juntos, verdejar as escolas?

Entender os tempos da natureza. Vivenciar o acontecimento de uma semente brotando. Poder colher o que se plantou. Você tem vontade de propiciar essas experiências e aprendizados às crianças? De fortalecer, em sua escola ou família, o vínculo das crianças com a Natureza por meio do plantio? Essa é a principal missão de TiNis, uma metodologia peruana que chegou ao Brasil, em fevereiro, por iniciativa do Instituto Alana e da Gisele Bündchen. Agora, a intenção é levá-la às escolas de todo o país com o curso on-line gratuito TiNis para Educadores, voltado para professores da educação infantil, do ensino fundamental I, e educadores do contexto não formal que buscam se tornar agentes de transformação para um mundo mais sustentável. Mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a Natureza também são bem-vindos para embarcar nessa jornada! As inscrições vão até 8 de setembro e podem ser feitas aqui.

Canteiro de plantas, em um corredor ao lado de paredes de blocos coloridos. No final do corredor crianças cuidam da TiNi.

TiNis em uma escola no distrito de Comas, em Lima, Peru.

Ao longo de cinco módulos, as alunas e alunos terão acesso a áudios de centramento, videoaulas, apostilas, entrevistas com convidados especiais, atividades e materiais de aprofundamento. O curso é ministrado pela bióloga e educadora Mônica Passarinho, guardiã do conceito de TiNis no Brasil, e conta com a participação de outros profissionais que atuam na pauta ambiental, como o professor e escritor Daniel Munduruku. As aulas são gravadas e podem ser assistidas no tempo de cada um, já os plantões pedagógicos acontecem em tempo real.

Na formação, que oferece certificação de extensão universitária, os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a importância do vínculo afetivo com a Natureza, o conceito da “criação recíproca” e a noção de interdependência; o protagonismo da criança na criação das TiNis e seu lugar de agente de transformação; as características e oportunidades de criação de TiNis em instituições educativas, entre outros conceitos. São 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a total.

Quer saber mais sobre curso e garantir a sua vaga? Acesse o site de TiNis, clicando aqui!

SOBRE TINIS
Criada pelo empreendedor social peruano Joaquín Leguía, a metodologia TiNis tem como intuito que crianças e adolescentes desenvolvam empatia ativa por todas as formas de vida, por meio do plantio. O que é uma TiNi? É um espaço de terra cedido às crianças  para que criem a Natureza e sejam criadas por ela. Bastam três vasos ou meio metro de terra de canteiro. A ideia é que tudo o que a criança  plante seja pensado para fazer bem para ela, para a sua comunidade e para a própria Natureza.

SAIBA MAIS

TINIS: TERRA PARA CRIAR E SER CRIADO

PANORAMA CRIANÇA, NATUREZA E CIDADES, COM JOAQUÍN LEGUÍA