Trave de equilíbrio

POSSIBILIDADES

Como construir a Trave de equilíbrio

MATERIAIS E FERRAMENTAS

  • 3 troncos robustos para cada módulo do percurso
  • Para cavar: escavadeira, pá, enxada ou picareta
  • Bastão para firmar a terra ao redor do pilar
  • Motosserra
  • Lixadeira ou esmerilhadeira com lixa
  • Concreto/areia (opcional)
  • Barra roscada
  • Furadeira

Passo a Passo

Percurso

  • A trave de equilíbrio é montada por módulos compostos de dois troncos mais largos, usados como pilares, e uma viga que funciona como ponte entre os dois pilares.
  • Os pilares devem ser enterrados e, opcionalmente, concretados. A profundidade em que o pilar deve ser enterrado é calculada em função da sua altura (ver desenho abaixo).
  • O segmento a ser enterrado deve receber pintura asfáltica, e a porção que aflora deve receber uma resina impregnante chamada stain, para maior durabilidade das toras. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten.
  • A altura dos pilares determina a altura do brinquedo e a inclinação do percurso, influenciando o acesso e a travessia das crianças.
  • A inclinação das vigas aumenta o desafio do brinquedo.

Fixação das vigas

  • As vigas de cada trave são fixadas nos pilares por meio do encaixe entre as madeiras, cola de madeira e, opcionalmente, prego ou barra roscada.
  • Se as vigas forem arredondadas, é possível criar rugosidades ou aplainar sua superfície para diminuir a dificuldade no acesso e na travessia do brinquedo.
Desenho esquemático mostra corte longitudinal de uma trave de equilíbrio sustentada por dois pilares feitos com duas toras. Estão indicadas as seguintes medidas: seção enterrada das toras, com 0,5 m, e seção exposta das toras, com 0,6 m. Linhas tracejadas representam o encaixe da viga nas toras e sua fixação através de barras roscadas, com os devidos rebaixos, na trave, onde ficam as cabeças dos parafusos.

Impermeabilização da madeira

A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca  – o que nem sempre é fácil – para aplicar stain, para que as toras durem mais. Há no mercado algumas marcas de stain, como Osmocolor ou Polisten. 

É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira.

PONTOS DE ATENÇÃO EM RELAÇÃO À NORMA 1607 DA ABNT

Altura de queda

A norma recomenda que a altura máxima de qualquer brinquedo não exceda 3 m. Sugerimos que a altura máxima da Trave de Equilíbrio seja de 60 cm.

Desenho esquemático mostra detalhe do corte longitudinal da parte exposta da trave de equilíbrio, com o tracejado que representa o desenho dos encaixes da trave nos pilares, e a indicação da altura da parte exposta dos pilares, que é de 0,6 m.

Área de impacto de queda

A norma recomenda que todo brinquedo com queda acima de 60 cm tenha uma área livre, sem obstáculos, sobre a qual o usuário possa cair sem se lesionar. O raio dessa área é proporcional à altura do brinquedo. Para um brinquedo com 60 cm de altura, como a Trave de Equilíbrio, a área livre deve ter 1,5 m de raio.

Desenho esquemático mostra vista aérea de uma trave de equilíbrio, composta por duas traves apoiadas por três toras. Uma área hachurada em rosa representa a área de impacto de queda, com indicação do raio do espaço livre a ser mantido ao redor do brinquedo, que é de 1,5 m.

Superfície atenuante

A norma recomenda que todo brinquedo com queda tenha uma superfície atenuante na área livre de impacto. O tipo de material indicado varia de acordo com a altura do brinquedo. No caso da Trave de Equilíbrio (altura de 60 cm), a superfície atenuante indicada é a grama, embora seja possível utilizar cascas ou lascas de madeira ou, ainda, areia.

Proteção de porcas e pinos

A distância máxima entre entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira é de 25 mm.

Desenho esquemático indica a proteção de porcas e pinos que fixam os troncos nas extremidades da barra roscada. Uma zona hachurada indica a área do tronco e linhas delimitam a distância entre o centro do eixo do parafuso e a lateral do rebaixo na madeira, que deve ser de, no máximo, 25 mm.

Os componentes de metal devem ser resistentes às condições atmosféricas e protegidos contra oxidação, de forma a evitar a ferrugem.

Para mais informações consulte a ficha Recomendações da Norma Técnica 1.607 da ABNT.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Verificação

Verificação mensal

Verificar se os troncos estão íntegros, sem nenhuma rachadura na base ou nos encaixes.

Verificar se as fixações de ferro (como a barra roscada ou o prego) estão expostas. Se houver pregos ou parafusos expostos, tentar bater e afundá-los na madeira. Se não for possível, desmontar o brinquedo.

Se houver qualquer sinal de fragilidade onde os pilares encontram o solo ou nas vigas, a trave deve ser desmontada.

Manutenção

Manutenção mensal

Fazer manutenção da grama que está disposta sob o brinquedo e é a superfície de amortecimento de queda indicada.

Manutenção anual

Se os troncos estiverem descascados, refazer a aplicação da resina impregnante (stain) em toda superfície do brinquedo.