Home | Parques Naturalizados

Materiais para gestores públicos

Parques Naturalizados são equipamentos que podem beneficiar, ao mesmo tempo, as cidades e seus espaços públicos, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e ainda colaborar com a adaptação à crise climática. Nesse sentido, esperamos que estes materiais possam facilitar o caminho dos gestores públicos, para que mais e mais parques naturalizados possam ser implantados Brasil afora!

Guia para gestores públicos

Material para inspirar e apresentar caminhos para a implementação de parques naturalizados como política pública. O Guia traz dicas a partir da experiência de municípios que podem servir de referência.

Modelo de placa de sinalização

Um modelo para instalar nos parques naturalizados, com informações úteis para os usuários, que conta sobre os benefícios para as crianças e para as cidades que esses equipamentos proporcionam.

Tabela descritiva de mobiliário naturalizado

Contém componentes e detalhamento construtivo de cada brinquedo e mobiliário para facilitar a aquisição por parte de prefeituras e governos, com informações necessárias para licitações, editais e consultas públicas.

Ferramentas de avaliação e monitoramento

Podem ser usadas tanto para avaliação diagnóstica (antes da implementação), quanto para medir os  efeitos  após a implantação – como mudanças de comportamento ou no território. As ferramentas foram desenvolvidas durante pesquisa de iniciação científica de estudantes de graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade.

Veja também!

Recomendações da ABNT para parquinhos e playgrounds

Criança brincando com madeiras, sentada no chão de terra e ao ar livre. Manifesto por escolas com mais natureza
Iniciativa:
Realização:
Apoio: