Entrevistas

Pátio escolar
Como educar para transformar?

Incluir a natureza e repensar as relações de poder são algumas das estratégias usadas por Sergio Godinho, da Escola da Serra Sergio Godinho é diretor e proprietário...

PostInterg_TioAluisio
Infâncias, saberes e fazeres

Marie Ange Bordas conta como cria livros colaborativos com crianças de comunidades tradicionais brasileiras – e o que descobrem juntas nesse processo Como é ser criança na...

Pulando corda
Em busca da cidade-mãe

Ativista feminista e também mãe, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula vem pensando como as cidades poderiam – e deveriam – ser para acolher as...

Menino e bichinho
“A natureza sempre nos ampara”

Brincante e educador, Antônio Roque Juaquim explica por que brincar com a natureza é essencial para desenvolver seres humanos plenos Antônio Roque Juaquim, ou Roquinho, como é mais conhecido,...

Sampape_n
Afinal, o que nos move?

Letícia Sabino, fundadora da ong SampaPé, conta como as escolhas que fazemos ao nos deslocar mudam nossas percepções de cidade e nossa qualidade de vida O que...

Grupo de crianças caminha sobre mureta na beira da calçada.
No olho da rua

O que acontece quando as crianças saem da escola para experimentar seu território – e por que isso pode ser bom para elas e para a...

Foto em preto e branco de um grupo de crianças brincando, em um parque de terra, com alguns caixotes e pedaços de madeira. Ao fundo muitas árvores.
Crianças na prancheta

Como seria uma cidade projetada com a ajuda das crianças? Por que elas deveriam ser incluídas na hora de pensar os espaços pelos quais todos circulamos?  A...

Grupo de crianças está sentado com suas bicicletas em frente a uma casa. Atrás delas uma faixa escrita "22 de setembro dia mundial sem carro".
Bora pedalar!

Um projeto da professora de educação física Ana Destri, de Florianópolis, já sensibilizou mais de 6 mil estudantes da escola pública para adotarem as bicicletas como...