Entrevistas

03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades

Por Raika Julie Moisés Na sua visão de gestora pública, em que consiste uma cidade amiga da criança? É uma cidade que proporciona um conjunto de vivências e experiências para as crianças, que contribuem para seu pleno desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e emocional. Uma cidade amiga da...

Leia mais
Leia mais

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Leia mais
Leia mais
Um grupo de crianças está sobre um monte coberto de grama. Elas sorriem animadas enquanto uma delas até joga as mãos para cima feliz.

01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...

Leia mais
Leia mais

05/09/19 Natureza pra quê?

Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona  Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...

Leia mais
Leia mais

16/08/19 Natureza: um ótimo remédio

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda. Aqui, a pediatra Evelyn Eisenstein explica por que algumas doses de natureza ajudam a prevenir – e curar – várias doenças Pais e mães de crianças e adolescentes têm recebido receitas diferentes ao final da consulta com a pediatra Evelyn...

Leia mais
Leia mais

12/07/19 Como educar para transformar?

Incluir a natureza e repensar as relações de poder são algumas das estratégias usadas por Sergio Godinho, da Escola da Serra Sergio Godinho é diretor e proprietário de uma escola diferente: a Escola da Serra, em Belo Horizonte. Reconhecida pelo Ministério da Educação como “referência em...

Leia mais
Leia mais

02/07/19 De quem estamos nos protegendo, e protegendo as crianças?

Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem refletido cotidianamente sobre a cidade e o país em que vivemos. Mais especificamente, sobre como o nosso modo de nos organizarmos geográfica e socialmente afeta os laços que constituímos e...

Leia mais
Leia mais