Conteúdos com os especialistas do filme

Entrevistas, vídeos, livros e artigos dos profissionais que participam do filme «O Começo da Vida 2: Lá Fora», para você poder se aprofundar nos temas

Vídeos

Cidades mais ricas em natureza | Richard Louv

richard louvRichard Louv fala sobre a importância de pensar o futuro, garantindo a presença da natureza nas cidades, escolas, ambientes de trabalho e lazer.

A cidade e sua natureza para as crianças | Tim Gill

timTim Gill, grande voz do Reino Unido quando o assunto é infância, fala sobre a importância de espaços de convívio nas cidades para as crianças.

Entrevistas

Desemparedar as crianças na escola | Léa Tiriba

leaA professora Léa Tiriba fala sobre a importância de permitir que as crianças se relacionem com os elementos do mundo natural.

Natureza Brincante | Território do Brincar 

menino-pedra-e1604676236780O curta retrata o trabalho do pesquisador Gandhy Piorski junto aos meninos do Lajedo e Peroba, no Ceará, e as maravilhas feitas por eles com elementos naturais.

«Devo o que sou ao meu irmão e ao meu quintal» | Joaquin Leguía

“DEVO O QUE SOU AO MEU IRMÃO E AO MEU QUINTAL”

Joaquín Leguía, diretor da Asociación para la Niñez y su Ambiente – ANIA, no Peru, conta sobre sua conexão com a natureza e explica o projeto, que procura empoderar as crianças para que se tornem agentes de mudança de um desenvolvimento sustentável.

Livros e artigos

Cidades mais ricas em natureza | Richard Louv

 

cidades mais ricas em naturezaEsta publicação, elaborada em parceria com a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis, traz uma entrevista com o jornalista Richard Louv e apresenta experiências inspiradoras que podem contribuir para que as cidades se tornem mais ricas em natureza.

Our wild calling | Richard Louv

our wild callingO jornalista e ativista pela infância Richard Louv redefine o futuro da coexistência humano-animal, explorando nossos vínculos profundos com outros seres e exigindo uma transformação na maneira como vemos, tratamos e habitamos nosso ambiente. Em inglês.

How to raise a wild child | Scott D. Sampson

Ingles 8 - How to raise a wild childO livro oferece ferramentas para que os adultos sejam capazes de fomentar nas crianças uma conexão tão significativa com o mundo natural quanto elas têm com a tecnologia, considerando, inclusive, a tecnologia como aliada nesse caminho.
Em inglês.

Benefícios da natureza no desenvolvimento | Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza

manualO manual, que tem como um dos autores o pediatra Daniel Becker, visa orientar e inspirar famílias, pediatras e educadores, orientando-os sobre os benefícios do contato com a natureza no desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.

Educação infantil como  direito e alegria | Lea Tiriba

downloadO trabalho de Lea Tiriba aponta caminhos para uma educação comprometida com a saúde das crianças e do planeta. A autora fala sobre o emparedamento das crianças e propõe um aprendizado que reorganiza a relação entre educadores e educandos.