01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?
Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...
Read More05/09/19 Natureza pra quê?
Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...
Read More16/08/19 Natureza: um ótimo remédio
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda. Aqui, a pediatra Evelyn Eisenstein explica por que algumas doses de natureza ajudam a prevenir – e curar – várias doenças Pais e mães de crianças e adolescentes têm recebido receitas diferentes ao final da consulta com a pediatra Evelyn...
Read More05/08/19 Em busca de paz
Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana do Recife, acredita que mais armas não vão proteger ninguém. Pelo contrário. Ele acredita em promover boas cidades para todos. Formado em administração de empresas, o atual Secretário de Segurança Urbana do Recife trabalhou, durante muitos anos, como empresário da...
Read More12/07/19 Como educar para transformar?
Incluir a natureza e repensar as relações de poder são algumas das estratégias usadas por Sergio Godinho, da Escola da Serra Sergio Godinho é diretor e proprietário de uma escola diferente: a Escola da Serra, em Belo Horizonte. Reconhecida pelo Ministério da Educação como “referência em...
Read More02/07/19 De quem estamos nos protegendo, e protegendo as crianças?
Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem refletido cotidianamente sobre a cidade e o país em que vivemos. Mais especificamente, sobre como o nosso modo de nos organizarmos geográfica e socialmente afeta os laços que constituímos e...
Read More07/06/19 Infâncias, saberes e fazeres
Marie Ange Bordas conta como cria livros colaborativos com crianças de comunidades tradicionais brasileiras – e o que descobrem juntas nesse processo Como é ser criança na beira do mar? E numa aldeia indígena? Que infâncias existem numa grande cidade? E em um contexto mais inserido...
Read More28/05/19 Em busca da cidade-mãe
Ativista feminista e também mãe, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula vem pensando como as cidades poderiam – e deveriam – ser para acolher as mulheres e suas crias Membro da Comissão para a Equidade de Gênero no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio...
Read More21/05/19 “A natureza sempre nos ampara”
Antônio Roque Juaquim, ou Roquinho, como é mais conhecido, se formou advogado mas é brincante. Existe essa profissão? – perguntarão alguns. Pois sim, um brincante é alguém que observa o brincar, que fomenta brincadeiras, que inventaria o vasto cardápio de possibilidades existentes, que educa. Alguém que, no...
Read More03/05/19 «Não existe cidade sustentável sem a participação das pessoas»
Circe Gama Monteiro, Coordenadora de pesquisa e urbanismo do INCITI, fala sobre desenvolvimento e políticas urbanas nas cidades brasileiras. Por Raika Julie Moisés Com o objetivo de destacar iniciativas locais de diferentes áreas que já atuam em projetos que resgatam o contato direto das crianças com o ambiente...
Read More