Criança e Natureza se une ao Ato pela Terra

Uma bolha cinza gigante será montada em Brasília para protestar contra o Pacote da Destruição, conjunto de leis que, se aprovado, aumentará a devastação ambiental
mãos de criança abraçam uma árvore com um coração vermelho pintado em seu tronco.

07 Mar Criança e Natureza se une ao Ato pela Terra

Nesta quarta-feira, dia 9/3, acontece, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, às 15h, o “Ato Pela Terra”. Esse evento tem por objetivo pressionar as autoridades contra a aprovação de um pacote de projetos de lei que impactam, direta e irreversivelmente, a Amazônia, os direitos humanos e o clima.

O programa Criança e Natureza participará do evento em parceria com o grupo Famílias pelo Clima. Há também várias organizações da sociedade civil e artistas convidados, como Caetano Veloso, Nando Reis e Lázaro Ramos. 

grupo de crianças empurrando uma bola cinza inflável gigante.

A bolha cinza já passou por Niterói, São Paulo, Fortaleza, Boa Vista e Glasglow (Escócia).

Uma enorme bolha cinza representando a poluição do ar será montada  em frente à Esplanada dos Ministérios. Ela faz parte da campanha global “Livre para Brincar Lá Fora”, que alerta para os prejuízos que a poluição traz à saúde de crianças e adolescentes.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 600 crianças menores de 5 anos morrem a cada ano em nosso país, vítimas de complicações relacionadas à poluição do ar. As queimadas na Amazônia, que têm crescido dramaticamente nos últimos anos, vêm aumentando nossas emissões anuais de CO2 em 21%, segundo dados do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia). Ou seja, proteger a floresta e preservá-la em pé, neste momento, é essencial para garantir a saúde das nossas crianças.

O Parlamento se prepara para votar, nos próximos dias, o que está sendo chamado de Pacote da Destruição, um conjunto de  projetos  de  lei  que  irão  legalizar  o  crime  ambiental  e  transformar  a  devastação  e  a usurpação do patrimônio público em direito adquirido. Entre os vários desastres que poderão ser aprovados estão a anistia permanente ao roubo de terras públicas, o fim do licenciamento  ambiental,  a  liberação  irrestrita  de  agrotóxicos  e  a  oficialização  do  saque  às terras indígenas.

É com o intuito de garantir o direito à vida, à saúde e a um meio ambiente equilibrado para nossas crianças e adolescentes, tal como prevê o artigo 225 de nossa Constituição Federal, que nos juntamos a esse ato e conclamamos a todos e todas a unirem suas vozes pela preservação da floresta.