Cidades brincantes: uma experiência alemã

O programa Criança e Natureza, em parceria com a Escola da Cidade, promove, no sábado 25/9, uma roda de conversa com o Prof. PhD Bernhard Meyer para discutir o que é uma cidade brincante e amigável para as crianças
Pés de criança, com tênis amarelos, saltam sobre molas instaladas no chão em um espaço ao ar livre.

13 Sep Cidades brincantes: uma experiência alemã

Autor do livro “Cidades para Brincar e Sentar: uma Mudança de Perspectiva para o Espaço Público”, o Prof. Bernhard Meyer promoveu mudanças significativas na vida de crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida nas cidades de Griesheim e Brühl, na Alemanha, melhorando assim a qualidade de vida de todos os moradores.

Em sua publicação, ele apresenta um passo a passo do processo de intervenção no espaço público, que contou com a participação dos cidadãos e levou Griesheim e Brühl a receber o título de “Cidades Brincantes”.

Bernhard Meyer, autor do livro Cidades para Brincar e Sentar, conversando com crianças, sentados sobre pedras em uma calçada na Alemanha.

Prof. Bernhard Meyer conversando com crianças na Alemanha.

O texto detalha as etapas do planejamento e a identificação de rotas relevantes, mapeadas por crianças e idosos, que resultaram na escolha dos locais para a instalação de objetos para brincar e sentar.

“A cidade brincante é aquela que recupera seus espaços públicos para as crianças. E isso significa tornar esses espaços atraentes mas, principalmente, planejar caminhos entre eles que possam ser percorridos de forma autônoma pelas crianças”, diz o professor. 

A parceria entre o programa Criança e Natureza e a Escola da Cidade visa fomentar uma agenda de criação de cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis às crianças por meio da inclusão do tema na estrutura didático pedagógica da Escola da Cidade, que forma arquitetos e urbanistas, e promover debates que contribuam para a formação de uma rede articulada entre universidades, gestores públicos e sociedade civil.

Venha participar dessa conversa!

O encontro acontece no sábado, 25/9, das 11h às 12h30 (horário de Brasília), será on-line, gratuito e contará com tradução simultânea e libras. Faça a sua inscrição clicando aqui.

 

SAIBA MAIS

ENTREVISTA COM O PROF. MEYER: NOVAS PERSPECTIVAS PARA UMA CIDADE BRINCANTE

POR QUE UMA CIDADE NÃO PODE SER PARA BRINCAR?

BAIXE GRATUITAMENTE O LIVRO CIDADES PARA BRINCAR E SENTAR