‘Desemparedar a Infância’ é o tema do II Seminário Criança e Natureza

05 Jun ‘Desemparedar a Infância’ é o tema do II Seminário Criança e Natureza

Um ano após o lançamento do programa Criança e Natureza, que sistematizou a discussão sobre a importância da convivência da criança com a natureza, o encontro agora apresenta novos temas para reflexão

Por que as crianças passam a maior parte do tempo em lugares fechados, se elas têm verdadeira paixão pela natureza? Esse é o mote do ‘II Seminário Criança e Natureza’, do Alana, que acontece dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, em parceria com o Parque Nacional da Tijuca.

O evento reunirá especialistas para dialogar sobre experiências que apontam caminhos de como as escolas, as cidades e os espaços públicos podem favorecer o encontro das crianças com a natureza por meio da reorganização dos tempos, da transposição dos muros e da lapidação do olhar adulto, processo nomeado de ‘desemparedamento’.

O encontro aborda também a importância de incentivar, especialmente as crianças, a ocuparem áreas além dos muros – como jardins, praças, parques, entre outros lugares abertos – transformando esses locais em espaços onde as relações, explorações e descobertas podem acontecer. “É essencial permitir às crianças que se relacionem com os elementos do mundo natural para que desenvolvam plenamente seu potencial. A natureza é o lugar primordial da infância, então, acredito que esse encontro mostrará que as mudanças necessárias estão mais próximas do que imaginamos”, diz Laís Fleury, coordenadora do Criança e Natureza.

Serão apresentados também casos bem sucedidos nas áreas de educação, saúde, cidades e meio ambiente. A programação contempla ainda vivências na natureza e oficinas com uso de elementos naturais. As inscrições para o evento gratuito e aberto ao público, podem ser feitas aqui (inscrições encerradas).

Serviço:

II Seminário Criança e Natureza
Data: 20 de junho de 2017 (3ª-feira)
Local: Centro de Visitantes Paineiras – PN Tijuca no Rio de Janeiro
Parceria Institucional: Parque Nacional da Tijuca