Lançamento da publicação em Goiânia

Arte para o lançamento do livro Desemparedamento da Infância. No centro uma foto do livro, do lado esquerdo o nome da publicação e do direito informações do dia e lugar sobre um fundo de árvores.

23 Oct Lançamento da publicação em Goiânia

Tema do encontro será debatido pela primeira vez no estado, e dialoga sobre experiências que resignificam o pátio escolar como local de aprendizado, livre brincar, sobretudo em contato com a natureza.

Estudos recentes apontam que ambientes ricos em natureza, incluindo as escolas com pátios e áreas verdes, praças, parques e espaços livres para o brincar, ajudam na promoção da saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Esse é o foco do nosso encontro, que acontece dia 31 de outubro às 18h30, na Escola Aldeia (Rua C242, 4, N. 242. Qd. 544, Lt. 1/18. Jardim América, Goiânia, GO) seguido por uma roda de conversa que propõe às escolas, uma reflexão importante sobre como mudar a atual realidade confinada da infância.

O diálogo será norteado por temas apresentados na publicação Desemparedamento da infância – A escola como lugar de encontro com a naturezajá disponível para download, que contribui com informações sobre o desemparedamento ao estimular a ocupação de pátios, e outros territórios educativos, como ambientes de aprendizado e brincar livre. É a primeira vez que o Criança e Natureza aborda o tema do desemparedamento, em Goiás, com educadores, mães, pais. Participam da conversa: Laís Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza; Carolina Parroti, diretora da Escola Aldeia, anfitriã do evento; Fernando Leão, diretor pedagógico da Escola Vila Verde. A mediação será feita por Ana Valéria, entusiasta da infância.

Durante a programação será exibido o primeiro episódio da série “Corações e Mentes, escolas que transformam ”. A série, que estreou este mês no Videocamp e canal GNT, mostra ações protagonizadas por oito “Escolas Transformadoras” que se perceberam como um espaço de potência para a transformação social, e que repensaram seus processos de ensino e aprendizagem. O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

Serviço | Roda de conversa sobre desemparedamento da infância
Data: 31 de outubro, às 18h30
Local: Escola Aldeia – Rua C-242, 4, nº 242. Qd. 544, Lt. 1/18 – Setor: Jardim América, Goiânia (GO)