Notícias

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Read More
Read More
Um grupo de crianças está sobre um monte coberto de grama. Elas sorriem animadas enquanto uma delas até joga as mãos para cima feliz.

01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...

Read More
Read More

05/09/19 Natureza pra quê?

Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona  Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...

Read More
Read More

16/08/19 Natureza: um ótimo remédio

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda. Aqui, a pediatra Evelyn Eisenstein explica por que algumas doses de natureza ajudam a prevenir – e curar – várias doenças Pais e mães de crianças e adolescentes têm recebido receitas diferentes ao final da consulta com a pediatra Evelyn...

Read More
Read More
Desenho de crianças separando galhos e montando uma barraca com eles. No canto superior direito está escrito em verde

15/07/19 Baixe o guia Acampando com Crianças

Estudos recentes apontam que experiências na natureza são fundamentais para a saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Além disso, essas experiências contribuem significativamente para o desenvolvimento de um vínculo afetivo com o mundo natural.  Poucas experiências agregam tudo isso como...

Read More
Read More

12/07/19 Como educar para transformar?

Incluir a natureza e repensar as relações de poder são algumas das estratégias usadas por Sergio Godinho, da Escola da Serra Sergio Godinho é diretor e proprietário de uma escola diferente: a Escola da Serra, em Belo Horizonte. Reconhecida pelo Ministério da Educação como “referência em...

Read More
Read More

02/07/19 De quem estamos nos protegendo, e protegendo as crianças?

Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem refletido cotidianamente sobre a cidade e o país em que vivemos. Mais especificamente, sobre como o nosso modo de nos organizarmos geográfica e socialmente afeta os laços que constituímos e...

Read More
Read More