Tendências 2022: É hora de Natureza!

Identificamos 5 ações prioritárias que merecem o nosso e o seu esforço neste ano que ainda se inicia
foto de três crianças, em ambiente natural, rodeadas de árvores e segurando troncos nas mãos.

22 Feb Tendências 2022: É hora de Natureza!

Você já observou crianças brincando ao ar livre? Lembra como é vê-las saindo de uma sala fechada rumo a um pátio ou parque, na escola, por exemplo? Reparou naquele estampido de alegria e movimento?
Brincar em ambientes abertos coloca as crianças em seu lugar de pertencimento: a natureza. Espaços naturais trazem inúmeros benefícios para a sua saúde física, mental, emocional, e permitem maravilhar-se, aguçar os sentidos, observar.

2021 foi um ano no qual sentimos, pela falta, o quanto a natureza é essencial. Entendemos que praças e parques significam saúde e bem-estar para nós e para nossas cidades. Compreendemos que  o plantio é uma potência para gerar vínculo entre crianças e natureza. E constatamos que proteger as florestas é proteger a infância, garantir que crianças e adolescentes tenham um futuro no presente. Por isso hoje, mais do que nunca, temos uma certeza: 

Precisamos de mais crianças na natureza e mais natureza para as crianças!

Mas como garantir que isso aconteça?

Trata-se de uma tarefa sistêmica, que depende de todos nós: famílias, governos, sociedade civil, empresas. Será necessário empenho coletivo para reconectar as crianças com a natureza, algo que pode começar de maneira simples, em casa, no bairro, e ampliar esse movimento para esferas maiores, para que possamos renaturalizar as cidades, preservar e regenerar a natureza, estabilizar o clima e propiciar, para todas as crianças, uma infância mais rica. 

Identificamos 5 ações prioritárias que merecem o nosso e o seu esforço em 2022:

1. Promover o reencantamento das crianças pela Natureza

O plantio é uma ferramenta de aprendizagem poderosa, e ao alcance de todas as mãos, para nutrir o vínculo emocional entre crianças e natureza, proporcionando o seu encantamento e cuidado com a mãe Terra. O projeto TiNis, Terra das Crianças, que nasceu e floresceu durante 2021, traz dicas, inspiração e materiais para todas as famílias e educadores que queiram cultivar com as crianças dentro de casa ou nos pátios escolares. Com ele, buscamos trilhar um caminho no qual as crianças tenham autonomia e protagonismo, estimulando-as a criarem reciprocidade com a natureza – cuidamos da natureza e somos cuidados por ela. Você já começou a sua Tini?  

2. Fortalecer o papel da natureza como fator determinante de saúde física, mental e social

Criança brincando em um balanço pendurado no galho de uma grande árvore.

A Pesquisa Nacional que realizamos em 2021 revelou o quanto a natureza foi importante para as crianças passarem com mais saúde e bem-estar pelo período pandêmico. Mostrou também que uma grande maioria delas, em especial as periféricas, não tiveram esse privilégio. Os dados mostram ainda que cada vez mais famílias estão se conscientizando sobre a importância da natureza na recuperação das crianças. Pensando nisso, desenvolvemos, junto a vários parceiros, a campanha É Hora de Natureza.

Neste ano, realizaremos novas pesquisas e parcerias na promoção da saúde nas cidades e nas escolas. O confinamento levou também a um aumento do uso de eletrônicos e agora, discute-se como as tecnologias podem servir para o melhor interesse das crianças. Por isso, abordaremos também o direito à desconexão.

3. Desemparedar as escolas 

As crianças precisam, mais do que nunca, de escolas com pátios escolares mais verdes e desafiadores, de caminhos para a escola mais ativos, de momentos ao ar livre. Necessitam uma aprendizagem que aconteça de maneira integral, inclusiva, de corpo presente, conectada ao território. Nesse sentido, temos trabalhado com municípios e parceiros para a efetivação de políticas públicas que 

considerem o desemparedamento das escolas. Para saber mais, acesse nosso Guia de Aprendizagem ao Ar Livre. Em 2023, vamos trazer, junto com o Sesc-SP, pela primeira vez na América Latina, a conferência anual da Rede Internacional de Pátios Escolares Naturalizados (International School Grounds Alliance), uma oportunidade para contribuir na revisão do Plano Nacional de Educação, em 2024.

4. Criar mais parques naturalizados nas cidades

Criança segurando uma muda de planta

Parque naturalizado em Caruaru, Pernambuco. Foto: Pedro Carranca

As praças são, na maioria das vezes, a opção disponível para que as famílias tenham contato com a natureza. Nesse sentido, estamos propondo a implementação de parques naturalizados, uma Solução Baseada na Natureza que permite criar mais áreas verdes nas cidades. Esses espaços de convivência e brincadeiras são construídos com elementos naturais, como troncos, árvores, pedras e plantas, fáceis de obter pelas prefeituras. Ao lado do programa Urban95, coordenado pela Fundação Bernard van Leer, já foram implantados 4 parques naturalizados em 2021, e outros 5 chegarão este ano, em diferentes cidades do Brasil. O processo vem acompanhado de formações online e presenciais para gestores públicos, urbanistas, ativistas e profissionais in

teressados no tema. E também de uma publicação e um minidocumentário, que serão lançados em breve. Confira tudo isso em nossa página sobre Parques Naturalizados!

5. Amplificar a justiça climática e socioambiental

Como garantir os direitos de crianças e adolescentes diante da crise climática? Como assegurar que eles, que são mais vulneráveis, e foram os que menos contribuíram com a situação atual, não sofram as consequências de modo mais severo? Neste ano, iniciou-se a construção do Comentário Geral 26, do Comitê dos Direitos das Crianças da ONU, com o qual estamos colaborando ativamente, buscando trazer dados e perspectivas relativas ao Sul Global. Precisamos passar de um lugar de evitar retrocessos nas políticas ambientais e caminhar para maior liderança na preservação, regeneração e busca por energias limpas. Em 2021, um time de advogados foi integrado ao Criança e Natureza e, com eles, movemos uma ação para assegurar que haja planos e equipes suficientes para combater queimadas, uma das maiores fontes de poluição em nosso país, que atingem especialmente bebês e crianças, além de colaborar com a construção da Política Nacional de Qualidade do Ar, em andamento no Congresso Nacional. Você tem vontade de atuar para que as crianças possam respirar ar limpo? Conheça a campanha Livre para Brincar Lá Fora e venha com a gente!. 

É nosso desejo que, juntos e juntas, transformemos o mundo em um lugar mais harmonioso e humano, em que possamos reconhecer a natureza como espaço de pertencimento para todas as infâncias.
E garantir, a todas as crianças, o acesso à natureza. E à própria natureza, seu direito de existir.