Terra para criar e ser criado

Criança sentada sobre uma pedra, cercada por plantas, em seu quintal.

26 Feb Terra para criar e ser criado

Conheça o projeto TiNis, que começou no Peru e agora chega ao Brasil, propondo que crianças e adolescentes sejam agentes de mudança para um mundo mais verde e sustentável.

Em 2018, o peruano Joaquín Leguía foi um dos palestrantes do IV Seminário Latino-Americano Criança e Natureza. Naquela ocasião, ele contou como um terreno nos fundos de sua casa e seu irmão foram fundamentais em sua vida. “No quintal eu entendi que somos todos um: pessoas e planeta, e o que fazemos aos outros e à natureza, fazemos também a nós mesmos”, disse Joaquín. Foi muito emocionante!

Essa experiência o levou a iniciar um projeto para que as crianças de todo o mundo possam crescer em contato com a Natureza, desenvolvendo empatia por todas as formas de vida, chamado TiNis (Tierra de Niñas, Niños y Jóvenes). Hoje, estamos muito felizes em contar que o projeto do Joaquín chega ao Brasil (já está em vários outros países), numa iniciativa do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

TiNi em escola na província de Tahuamanu, em Madre de Dios - Perú.

TiNi em escola no distrito de Tahuamanu, em Madre de Dios, no Peru.

TiNis – Terra das Crianças, é uma ideia ao mesmo tempo simples e potente: oferecer pedaços de terra para crianças e adolescentes cultivarem a vida, gerando bem-estar para si mesmos, para outras pessoas e para a natureza. 

“Queremos chegar pelo afeto, as crianças recebem uma terra e dão um nome a ela, decidem o que fazer ali, como utilizá-la. Se conectam com a natureza de modo lúdico, afetivo. A intenção é ouvi-las, permitir que, a partir do contato, elas tomem as decisões, para que aprendam com suas ações”, diz Joaquín.

As TiNis querem envolver e acolher todas as crianças e adolescentes: do campo e da cidade, das aldeias e das florestas; que moram em casas, em apartamentos, em abrigos; meninas e meninos; crianças negras, brancas, indígenas, amarelas, estrangeiras; crianças e adolescentes com deficiência e sem deficiência; falantes e caladas. Elas são um convite para todos pensarem em como se relacionam com o mundo, com as pessoas, com a natureza e consigo mesmos. 

Para começar, bastam três vasos ou meio metro quadrado de terra. No site do projeto, você encontra um guia com conceitos, informações e sugestões de atividades. E também uma história inspiradora para as crianças. Nos perfis das Tinis nas redes sociais, você pode seguir uma insta-série com Gisele Bündchen, que vai contar como ela, seus filhos e outras famílias estão plantando e fazendo descobertas! A ideia é inspirar mais pessoas a cultivarem e compartilharem suas sensações e emoções. E aí, que tal começar a sua?