Série de Vídeos Inspirações

atividade-fisica

12 abr Série de Vídeos Inspirações

Crescer e brincar em meio a natureza é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e humano de toda criança. No intuito de fomentar as práticas, pesquisas e conversas sobre este tema, o Criança e Natureza está lançando uma série de vídeos inspiradores com especialistas neste universo, que cada vez mais é levado em conta pela família, educadores e outros espaços de socialização que se preocupam com a criança.

O primeiro vídeo desta série é com o instrutor de educação ao ar livre, Fabio Raimo que explica, dentre outras coisas, a capacidade da criança brincar e calcular possíveis riscos. “Ninguém se desenvolve se isolando de riscos”.

No segundo vídeo, a professora universitária, Léa Tiriba fala sobre o lugar da natureza nas diferentes culturas, contrapondo o sentido de natureza no meio urbano ao sentido de natureza nas culturas tradicionais.

No terceiro vídeo, Fabio Raimo volta à cena e apresenta, de forma simples e objetiva, os benefícios de uma infância rica em natureza para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, ampliando sua curiosidade e seu conhecimento sobre o mundo, sobre si própria e sobre o outro.

No quarto vídeo, Léa Tiriba chama a atenção para a importância de “desemparedar” as crianças na escola, permitindo que elas se relacionem com os elementos do mundo natural para que possam realizar plenamente seu potencial indo ao encontro de sua própria natureza.

No quinto vídeo, a educadora Márcia Halembach conta, a partir de sua experiência em Educação Infantil em uma escola pública, o quanto é fundamental garantir para a criança, no espaço escolar, o brincar livre na natureza para seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.

No sexto vídeo, a médica e mãe Suzanne Crooker nos brinda com as lindas descobertas que ela, seu marido e três filhos pequenos fizeram ao longo de nove meses vivendo em uma cabana, em uma floresta gelada de Yukon, no Canadá.

No sétimo vídeo, o jornalista e especialista em advocacy pela infância Richard Louv nos guia através de uma reflexão sobre as consequências de manter as crianças sentadas e fechadas em ambientes escolares ou domésticos.

No oitavo vídeo, Terezinha Fogaça, diretora de uma escola em São Paulo, apresenta uma reflexão muito interessante sobre como o contato com a natureza e com a arte propiciam para a criança o contato consigo mesma e com sua dimensão existencial mais profunda.

No nono vídeo, o jornalista e especialista em advocacy pela infância Richard Louv, fala sobre a importância de pensar o futuro garantindo a presença da natureza nas cidades, escolas, ambientes de trabalho e lazer.

No décimo vídeo, José Martins Filho, médico pediatra e presidente da Academia Brasileira de Pediatria, reforça a importância do brincar ao ar livre para as crianças e suas famílias e como fatores externos, ambientes e a sociedade são fundamentais para a garantia e qualidade deste brincar.

No décimo primeiro vídeo,  Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF – Brasil, destaca, a partir de pesquisas e estudos, como os ensinamentos espontâneos transmitidos pela natureza, promovem saberes históricos sobre o local onde se vive e também o autoconhecimento.

No décimo segundo vídeo, Roni Hirsch, designer e fundador do Erê Lab, aborda uma série de desafios que as cidades possuem para estabelecerem uma relação afetiva com as crianças, a partir dos espaços públicos, levando em conta os princípios da sociabilidade, autonomia e respeito à infância.

No décimo terceiro vídeo, especialistas na temática criança e natureza, internacionalmente conhecidos, falam sobre a importância da criança se relacionar com ambientes naturais e como a escola e outros espaços de formação, além da própria família, podem contribuir, fortalecer e se comprometer com a fluidez e permanência dessa relação.

No décimo quarto vídeo, Chris Thompson, diretor Administrativo da Green School sobre o distanciamento da natureza e como a tecnologia pode reverter a responsabilidade por esse distanciamento. Aprimorar o contato da criança com a natureza é um desafio coletivo: envolve a família, a escola e a própria tecnologia, entendendo que todos são aliados na reconstrução desta interação.

No último vídeo, Noan Fesnoux , coordenador pedagógico da Green School fala sobre a relação entre aprendizado e natureza. Desemparedar as escolas significa ampliar a capacidade de conhecimento e de descobertas. É esse justamente o papel das escolas, das salas de aulas e do professor, principalmente quando ele se dispõem a compartilhar estas vivências com os alunos.

A criança que se sente capaz
A criança que se sente capaz
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, o instrutor de atividades ao ar livre Fabio Raimo discute o valor do risco para o desenvolvimento da criança, demonstrando como o brincar ao ar livre na natureza é a prática mais propícia para que as crianças aprendam a lidar com seus medos, superar seus limites e sentir-se capazes de interagir em segurança com o ambiente e com o mundo.
A natureza e as culturas tradicionais
A natureza e as culturas tradicionais
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, a professora Léa Tiriba discute a visão e o lugar da natureza em função das diferentes culturas, contrapondo o sentido da natureza na cultura urbana ao sentido da natureza nas culturas tradicionais e o que esses povos têm a nos ensinar.
Benefícios de uma infância rica em Natureza
Benefícios de uma infância rica em Natureza
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, o instrutor de atividades ao ar livre, Fabio Raimo, apresenta de forma simples e objetiva os benefícios de uma infância rica em natureza para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, ampliando sua curiosidade e seu conhecimento sobre o mundo, sobre si própria e sobre o outro.
Desemparedar as crianças na escola
Desemparedar as crianças na escola
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, a professora Léa Tiriba chama a atenção para a importância de “desemparedar” as crianças na escola, permitindo que elas se relacionem com os elementos do mundo natural para que possam realizar plenamente seu potencial indo ao encontro de sua própria natureza.
Educação Infantil e o Livre Brincar na Natureza
Educação Infantil e o Livre Brincar na Natureza
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, a educadora Márcia Halembach conta, a partir de sua experiência em Educação Infantil em uma escola pública, o quanto é fundamental garantir para a criança, no espaço escolar, o brincar livre na natureza para seu desenvolvimento cognitivo, social e psíquico.
Imersão na natureza, em família
Imersão na natureza, em família
Nesta entrevista ao projeto Criança e Natureza, a médica e mãe Suzanne Crooker nos brinda com as lindas descobertas que ela, seu marido e três filhos pequenos fizeram ao longo de nove meses vivendo em uma cabana, imersos na natureza de um floresta gelada de Yukon, no Canadá.
Transtorno do déficit de natureza: o que é isso?
Transtorno do déficit de natureza: o que é isso?
Em entrevista ao projeto Criança e Natureza, o jornalista e especialista em advocacy pela infância Richard Louv nos guia a uma reflexão sobre as consequências de manter as crianças sentadas e fechadas em ambientes escolares ou domésticos. Privadas do contato direto com a natureza e de seus benefícios para a saúde física e psíquica, as crianças podem apresentar sintomas do que Louv denomina como Transtorno do Déficit de Natureza.
Precisamos de cidades mais ricas em natureza
Precisamos de cidades mais ricas em natureza
Em entrevista ao projeto Criança e natureza, o jornalista e especialista em advocacy pela infância Richard Louv dá seu recado sobre a importância de pensar o futuro garantindo a presença da natureza nas cidades, escolas, ambientes de trabalho e lazer. O mundo do futuro precisa ser um lugar para onde todos queiram ir.
O elo entre a natureza e a arte
O elo entre a natureza e a arte
Esta entrevista do projeto Criança e Natureza com Terezinha Fogaça, diretora da Escola Ágora de São Paulo, traz uma reflexão interessante sobre como o contato com a natureza e com a arte propiciam para a criança o contato consigo mesma e com sua dimensão existencial mais profunda.
Entrevista Natureza é saúde na infância
Entrevista Natureza é saúde na infância
Neste vídeo, José Martins Filho, médico pediatra e presidente da Academia Brasileira de Pediatria, reforça a importância do brincar ao ar livre para as crianças e suas famílias e como fatores externos, ambientes e a sociedade são fundamentais para a garantia e qualidade deste brincar.
Entrevista Áreas naturais protegidas, um patrimônio de todos nós
Entrevista Áreas naturais protegidas, um patrimônio de todos nós
Neste depoimento, Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF - Brasil, destaca, a partir de pesquisas e estudos, como os ensinamentos espontâneos transmitidos pela natureza, promovem saberes históricos sobre o local onde se vive e também o autoconhecimento.
O papel dos espaços lúdicos para a formação da criança cidadã
O papel dos espaços lúdicos para a formação da criança cidadã
Neste vídeo, Roni Hirsch, designer e fundador do Erê Lab, aborda uma série de desafios que as cidades possuem para estabelecerem uma relação afetiva com as crianças, a partir dos espaços públicos, levando em conta os princípios da sociabilidade, autonomia e respeito à infância.
A Natureza como espaço de acolhimento
A Natureza como espaço de acolhimento
Especialistas na temática criança e natureza, internacionalmente conhecidos, falam sobre a importância da criança se relacionar com ambientes naturais e como a escola e outros espaços de formação, além da própria família, podem contribuir, fortalecer e se comprometer com a fluidez e permanência dessa relação.
O desafio da tecnologia na infância
O desafio da tecnologia na infância
Chris Thompson - Diretor Administrativo da Green School Sinopse: Por que nos distanciamos da natureza? Como a tecnologia pode reverter a responsabilidade por esse distanciamento? Aprimorar o contato da criança com a natureza é um desafio coletivo: envolve a família, a escola e a própria tecnologia, entendendo que todos são aliados na reconstrução desta interação.
Encontro de aprendizes na grande aventura de viver
Encontro de aprendizes na grande aventura de viver
Noan Fesnoux - Coordenador pedagógico Green School Sinopse: Aprendizado e natureza caminham juntas. Desemparedar as escolas significa ampliar a capacidade de conhecimento e de descobertas. É esse justamente o papel das escolas, da salas de aulas e do professor, principalmente quando ele se dispõem a compartilhar estas vivências com os alunos.