Janelas abertas

Abrimos nossas janelas para que diferentes especialistas possam compartilhar experiências, pontos de vista e relatos sobre às infâncias e temas que trabalhamos. Boa leitura!
As mãos de uma criança brincam com massa de barro. Ao seu redor há elementos como folhas secas e vasos de plantas.

01/02/21 Bebês e natureza: um relacionamento para toda a vida

Como aproximar os bebês da natureza, dentro de casa? Que possibilidades podemos proporcionar usando elementos naturais? As primeiras experiências com a natureza podem começar em casa (principalmente em tempos de Pandemia), e se expandir para espaços ao ar livre. O importante é não deixar de manter...

Leia mais
Leia mais

30/09/20 Aguentamos ficar longe da natureza?

Até alguns meses atrás, talvez fosse estranho perguntar como uma criança poderia ter contato direto com a natureza dentro da sua própria casa, ambiente basicamente constituído por paredes, janelas, móveis e eletrônicos. A primeira imagem que vem à mente quando se fala em conexão com...

Leia mais
Leia mais

30/07/20 A natureza como palco do desenvolvimento socioemocional*

A criança é um ser da Terra. Interagir com as coisas do seu próprio planeta não deveria ser privilégio, mas rotina. Enquanto professora, entendo que a natureza esteja repleta de possibilidades para trabalhar emoções, sentimentos e sensações. Medo, alegria, tristeza, frustração, nojo, empatia, ansiedade, calma,...

Leia mais
Leia mais
Sobre uma mesa, alguns potes com tintas, pincéis e folhas com desenhos coloridos.

09/06/20 Explorações, pesquisas e descobertas com a natureza

A cozinha e o jardim podem ser fonte de muitas experiências sensoriais, artísticas, científicas e do brincar para a infância e para todos nós. Lugares de sensibilização com a natureza e sua estética orgânica: cores, formas, cheiros e texturas que captam e provocam todos os...

Leia mais
Leia mais

*As informações compartilhadas neste espaço prezam pelo respeito mútuo à diversidade, pluralidade de ideias e honra às múltiplas infâncias, mas não representam – necessariamente – a opinião do programa Criança e Natureza e do Instituto Alana.