Emergência Climática

“A Terra é um sentimento do espaço”

Definição dada por Lucas García, de 11 anos, extraída do livro Casa das Estrelas, de Javier Naranjo

O FUTURO É HOJE

ilustras_linha_do_tempo_3_corpo

Precisamos agir com urgência para proteger as crianças e a Natureza dos efeitos da crise climática

Ar puro. Águas limpas. Terra sem contaminação. Florestas de pé. Essas são algumas das condições para a sobrevivência de todos os seres vivos. Mas o modo como temos nos organizado, produzido e consumido, vem poluindo o ar, as águas e utilizando a terra de uma forma que não mais permite à natureza se recuperar desses impactos, o que ameaça nossa própria existência.

Desmatamentos e queimadas realizados para abrigar monoculturas e pastagens, e a queima de combustíveis fósseis, entre outras ações humanas, são alguns dos principais fatores que provocam o efeito estufa. Essas atividades produzem gases poluentes que formam uma camada ao redor da Terra, como um “cobertor cinza” que não a deixa respirar de modo adequado, e eleva sua temperatura média.

Esse aumento de temperatura, chamado aquecimento global, causa diversos impactos: geleiras derretem, aumentando o nível dos oceanos, e o clima se desarranja, produzindo períodos de secas ou chuvas extremas, ondas de calor e outros fenômenos. Há décadas, os cientistas vêm alertando sobre essas mudanças e monitorando os dados. Neste momento, atingimos uma “emergência climática”, que já ameaça a produção de alimentos, energia e água limpa, gerando instabilidade para todos e todas.

Até 2050, estima-se que mais de 250 mil pessoas morram em decorrência de eventos climáticos extremos no mundo, e que pelo menos 100 milhões fiquem à beira da pobreza até 2030, forçando diversos fluxos migratórios, segundo o estudo britânico ‘The Imperative for Climate Action to Protect Health.

As crianças, que representam 26% da população mundial, são, por sua especial condição de vulnerabilidade e desenvolvimento, o grupo que mais absorve as mortes causadas por fatores climáticos e ambientais. Considerando que elas não têm responsabilidade alguma por essa situação — embora a sofram com maior violência, se faz urgente buscar soluções para que assegurar às crianças e adolescentes o direito a um futuro no presente.

ACOMPANHE NOSSAS AÇÕES

Fundo Clima – Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF 708

O instituto Alana propôs atuação na condição de Amicus Curiae na Arguição de Descumprimento de Preceito ADPF 708 no Supremo Tribunal Federal que tem a finalidade de reconhecer a omissão inconstitucional do governo brasileiro ao não adotar providências para o funcionamento do Fundo Clima. O Fundo Clima é um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima  e, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, tem a finalidade de garantir recursos para apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação das mudanças climáticas, redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos. Porém, a União, reiteradamente, tem se omitido quanto à manutenção e financiamento do Fundo, que se encontra paralisado desde o início da atual gestão federal.

Pedalada climática – Ação Popular n. 5008035-37.2021.4.03.6100

Um grupo de seis jovens entraram com uma ação popular na Justiça de São Paulo contra o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. O motivo é a ‘pedalada’ climática do governo cometida em dezembro ao apresentar uma nova meta ao Acordo de Paris, regredindo seu compromisso de diminuir os gases do efeito estufa.  O objetivo da ação popular é anular a nova meta climática, considerada danosa ao meio ambiente, além de pressionar o governo por um novo acordo de redução de gases do efeito estufa. O objetivo é fazer o Brasil corrigir a meta climática atual, menor que a original, e assumir um compromisso mais ambicioso, que esteja em conformidade com o Acordo de Paris e a Constituição Federal. O documento do governo, segundo eles, viola o tratado do clima. A ação é apoiada por oito ex-ministros do Meio Ambiente e conta com solicitação do Alana para atuar na condição de Amicus Curiae.

NOTÍCIAS E ARTIGOS RELACIONADOS

Quando o rio é uma ameaça e o ouro vem banhado em dor

“Tenho medo do rio. Faz medo pegar malária. Diarréia. Doença. Muita doença”, disse uma criança de 10 anos, da etnia Munduruku, em vídeo do portal de…

A crise é do clima? Ou é nossa?

As mudanças que vêm acontecendo no clima, como secas prolongadas, enchentes, furacões e ondas de calor são provocadas pelo modo como nós, seres humanos, exploramos a…

Proposta para garantir segurança climática avança!

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (18/10/2022), no final do dia, por 26 votos a 10, a chamada Lei…

A Terra está esquentando. E uma das soluções é “resfriar as escolas”!

A prefeitura de Barcelona, na Espanha, iniciou um projeto piloto que vai “resfriar” 11 escolas da cidade. A ideia é testar, nesses colégios, soluções que melhorem…

Legal Policy Brief: documento inédito amplia o debate sobre o direito das crianças à natureza

O Legal Policy Brief  “O direito das crianças e dos adolescentes à natureza e a um ambiente saudável”  chega para inaugurar um novo olhar no debate…

Lutar pela proteção do clima é lutar pelas infâncias

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente, na última sexta-feira (1/7), a ação que denuncia a omissão deliberada do governo brasileiro na gestão do Fundo Clima…