Grupo Natureza em Família

Você quer ir mais para a natureza com seus filhos, netos ou sobrinhos, mas não sabe muito bem como, onde ir e o que fazer? Acha que ir sozinho não é tão legal e quer achar mais famílias e crianças que queiram ir também? Comece um Grupo Natureza em Família com amigos e parentes e coloque mais tempo ao ar livre na agenda de passeios da sua família!

O que é um Grupo Natureza em Família?

Um Grupo Natureza em Família é a reunião de um grupo de pessoas interessadas em proporcionar às crianças tempo ao ar livre, em contato com a natureza.

Essas experiências levam as famílias a desenvolver um senso de pertencimento à cidade e ao bairro em que moram, a criar vínculos de afeto entre si, além de levá-las a conhecer e valorizar as áreas naturais protegidas de sua vizinhança.

Os Grupos Natureza em Família engajam as famílias em hábitos saudáveis para si mesmas e para suas comunidades.

 Por onde começar?

Há inúmeros pais, mães e avós que gostariam de participar de um grupo de famílias que tem como rotina fazer passeios e atividades na natureza.

Nós preparamos um guia passo a passo que vai ajudar a organizar seu próprio grupo. É simples e você vai se surpreender com o interesse de amigos e de outras famílias!

Alguns grupos se encontram mensalmente ou semanalmente em algum parque ou praça para brincar com as crianças, fazer um piquenique, andar de bicicleta, patins ou patinete e caminhar.

Outros procuram eventualmente algum passeio com foco em aprendizado sobre a vida silvestre, como observação de aves ou passeios em locais especializados como Jardins Botânicos, Orquidários, o Instituto Butantan em São Paulo etc.

Há ainda quem busque opções mais aventureiras, que incluam escalada, caminhadas em trilhas longas ou ainda uma observação e experimentação mais sensível do ambiente.

Qualquer que seja o formato ou a proposta, todos compartilham o mesmo objetivo: fazer passeios ao ar livre de forma regular; reunir famílias amigas e passar tempo na natureza juntos, convivendo, brincando e se divertindo.

Por que começar ou participar de um Grupo Natureza em Família?

Os pais ou os responsáveis são os principais agentes na busca por alternativas de lazer e tempo de qualidade junto às crianças, de forma a contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

Apesar das diversas ferramentas de interação social que estão ao nosso alcance atualmente, para muitas pessoas o convívio social espontâneo em espaços públicos quase não existe mais. Os encontros organizados pelos Grupos Natureza em Família são uma forma de ajudar a diminuir as dificuldades que encontramos no dia a dia para estar com outras famílias e simplesmente passar tempo juntos ao ar livre.

FERRAMENTAS PARA SEU GRUPO

Ruas de Lazer 1

RUAS DE LAZER

As vidas nas cidades e o acelerado processo de urbanização têm evidenciado modelos de sociedade marcados por uma verdadeira privatização do espaço público. Garantir que eles existam minimiza os impactos da escassez de tempo e da vida cotidiana entre muros, tão comuns hoje em dia.

bike anjo

BICICLETA PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL

Pedalar estimula habilidades físicas, conhecimento sobre sua capacidade diante dos riscos e também propicia a sociabilidade e cordialidade, tão importantes para o cotidiano dos centros urbanos.

MANUAL COMO SER UM BOA PRAÇA
Manual com dicas, informações e casos práticos de como revitalizar praças públicas, o que pode ser feito e qual o caminho para torná-las excelentes locais para encontros do Grupo Natureza em Família

GUIA
Passo a passo de como criar e organizar um Grupo Natureza em Família.

CARTAZ
Arquivo para ser preenchido no próprio computador. Pode ser enviado por e-mail, postado no Facebook ou impresso e fixado em pontos de referência como murais de escolas, igrejas, clubes, restaurantes e outros locais de encontro de famílias.

CONVITE
Arquivo para ser preenchido no próprio computador e pode ser enviado por e-mail, postado no Facebook ou impresso e entregue em mãos.

LOGO
Logo do Grupo Natureza em Família para ser usado em qualquer material que venha a ser criado.

Alguns materiais desta ação foram inspirados, entre outros, no trabalho do Children & Nature Network, http://www.childrenandnature.org, organização que lidera um movimento global para aumentar o acesso igualitário à natureza, de forma que as crianças e os espaços naturais possam se desenvolver.