Notícias

Meninas e amarelinha

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Leia mais
Leia mais
PSG_0009

01/10/19 Por que é preciso escutar as crianças?

Adriana Friedmann é doutora em Antropologia, mestre em Educação e pedagoga. Desde os anos 80, atua como pesquisadora em instituições de educação e cultura. Criadora e coordenadora do Mapa da Infância Brasileira e do NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), desenvolve...

Leia mais
Leia mais
Crianças na floresta

05/09/19 Natureza pra quê?

Cláudio Maretti, especialista em áreas protegidas, explica o valor e os serviços que a natureza nos proporciona  Ter áreas de natureza preservada nos ajuda ou impede nosso desenvolvimento econômico? Quanto valem os ecossistemas? Cláudio Maretti, doutor em geografia, consultor e especialista em áreas protegidas, e vice-presidente...

Leia mais
Leia mais
Nosso Quintal Fev 2017-38

16/08/19 Natureza: um ótimo remédio

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda. Aqui, a pediatra Evelyn Eisenstein explica por que algumas doses de natureza ajudam a prevenir – e curar – várias doenças Pais e mães de crianças e adolescentes têm recebido receitas diferentes ao final da consulta com a pediatra Evelyn...

Leia mais
Leia mais
Guia Acampando com Crianças_Original_pages-to-jpg-0001

15/07/19 Guia Acampando com Crianças

Estudos recentes apontam que experiências na natureza são fundamentais para a saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças. Além disso, essas experiências contribuem significativamente para o desenvolvimento de um vínculo afetivo com o mundo natural.  Poucas experiências agregam tudo isso como...

Leia mais
Leia mais
Pátio escolar

12/07/19 Como educar para transformar?

Incluir a natureza e repensar as relações de poder são algumas das estratégias usadas por Sergio Godinho, da Escola da Serra Sergio Godinho é diretor e proprietário de uma escola diferente: a Escola da Serra, em Belo Horizonte. Reconhecida pelo Ministério da Educação como “referência em...

Leia mais
Leia mais
menino e galho

02/07/19 De quem estamos nos protegendo, e protegendo as crianças?

A psicanalista Ilana Katz ajuda a jogar luz sobre alguns de nossos comportamentos e medos Ilana Katz, psicanalista de orientação lacaniana, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, tem refletido cotidianamente sobre a cidade e o país em que vivemos. Mais especificamente, sobre como o...

Leia mais
Leia mais