Notícias

DSC_1678

22/06/20 Educação, infâncias e natureza

Entendemos que a vida urbana nem sempre favorece o contato direto das crianças com ambientes naturais, e a experiência ao ar livre tornou-se um desafio nas cidades. Nesse contexto, a escola tem o papel estratégico de desenvolver propostas educativas integradoras no território e na natureza,...

Leia mais
Leia mais
menina_cidade

16/06/20 É na cidade e com a cidade que a gente se encontra!

Com o nascimento do filho, a arquiteta urbanista Juliana Marques Awad despertou um novo olhar para a cidade, um que refletia o encantamento e maravilhamento do filho para o mundo. Assim nasceu o Cidadeiras, projeto que visa potencializar as relações das crianças com as cidades,...

Leia mais
Leia mais
IMG_0146

09/06/20 Explorações, pesquisas e descobertas com a natureza

A cozinha e o jardim podem ser fonte de muitas experiências sensoriais, artísticas, científicas e do brincar para a infância e para todos nós. Lugares de sensibilização com a natureza e sua estética orgânica: cores, formas, cheiros e texturas que captam e provocam todos os...

Leia mais
Leia mais
Menino na cachoeira

05/06/20 O que é essencial para as nossas crianças?

Manifesto dos programas Criança e Natureza e Criança e Consumo sobre o  "novo agora"   Os direitos das crianças e adolescentes estão no centro de tudo o que o Instituto Alana faz. Sua atuação se orienta pelo princípio de colocar em primeiro lugar o ser humano em...

Leia mais
Leia mais
@pattispissoto

17/03/20 Sugestões do Criança e Natureza em tempos de Corona Vírus

A sociedade global está vivendo a pandemia da COVID19, e para que ela seja controlada é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como a restrição das interações físicas em benefício da vida em comunidade, segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aulas foram suspensas,...

Leia mais
Leia mais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

03/02/20 A participação das crianças pode transformar as cidades

Para se tornar uma Cidade Amiga das Crianças, Jundiaí criou em 2018 um comitê com 28 crianças do Município, que se reúnem mensalmente para discutir e pensar o lugar onde vivem. Sylvia Angelini, diretora de urbanismo da cidade, contou pra gente sobre como a política funciona...

Leia mais
Leia mais
Meninas e amarelinha

06/12/19 A cidade como território educativo

O desenvolvimento urbano tem promovido um cotidiano cada vez mais preenchido por atividades que enclausuram e privatizam a infância, controlam seus corpos e ações e sistematizam seu tempo livre. Nesta entrevista, a arquiteta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ, Giselle Arteiro, fala sobre como este...

Leia mais
Leia mais