Caminhando juntos até a escola

Um guia para incentivar a mobilidade ativa e melhorar a saúde das crianças e das cidades!
Duas crianças andando sobre uma guia, com os braços abertos para se equilibrar. Ao fundo vegetação e uma grade verde.

23 set Caminhando juntos até a escola

No Brasil, 48 milhões de crianças estão matriculadas em escolas públicas e privadas, segundo o Censo Escolar 2020. Todos os dias, esses estudantes se deslocam entre suas casas e a escola. Na cidade de São Paulo, por exemplo, contabilizando todas as viagens realizadas diariamente, 35% delas dizem respeito ao deslocamento para a escola (fonte: Pesquisa Origem Destino / Metrô de São Paulo / 2017).

O que aconteceria se esse percurso entre a escola e a casa fosse feito a pé? E como implementar isso garantindo a segurança das crianças? O que as crianças ganhariam realizando esses deslocamentos a pé? O que as escolas ganhariam? E a cidade?

Duas crianças caminham juntas e de mãos dadas em um calçada.

Foto: Acervo Carona a Pé

Para responder a essas e outras perguntas, apresentar estratégias e mostrar como outros países promoveram mudanças, o programa Criança e Natureza lança, em parceria com a iniciativa Carona a Pé, lança o Guia “Caminhando Juntos até a Escola”.

Nosso intuito é o de incentivar a mobilidade ativa de crianças e adolescentes no trajeto escolar, permitindo mais experiências ao ar livre, vivências coletivas, oportunidades de aprendizado, de interação com a cidade, com a natureza e o desenvolvimento de hábitos saudáveis para as crianças.

Ao mesmo tempo, essa iniciativa colabora com a redução do trânsito de carros próximo às escolas, a diminuição da emissão de carbono e poluentes atmosféricos, em especial no entorno escolar, onde há grande concentração de crianças, que são as mais atingidas por esse problema.

Esperamos que o trabalho inspire prefeituras, gestores de escolas e comunidades escolares para possibilitar que as crianças retornem às ruas, caminhando para ir e voltar da escola ou explorando as múltiplas possibilidades dos bairros nos processos educativos!

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