Por espaços mais verdes e saudáveis para as crianças

Encontro internacional vai discutir como criar ambientes ricos em natureza para colaborar com as mudanças climáticas e melhorar a saúde física e mental das crianças
Crianças observando uma flor, ao ar livre, em espaços mais verdes e saudáveis para as crianças

21 dez Por espaços mais verdes e saudáveis para as crianças

Pisar na terra, sentir o calor do sol, correr com liberdade, desafiar o corpo a subir numa árvore. Essas são experiências essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Mas, infelizmente, cada vez menos comuns. Com o crescimento desordenado das cidades, o aumento da desigualdade, da insegurança e as mudanças do clima, há menos espaços verdes e saudáveis para as crianças, onde possam brincar e aprender em contato com a Natureza, criar um vínculo com ela e desfrutar de todos os benefícios que esse contato traz, além de tornar as cidades mais resilientes.

As escolas têm um papel fundamental na busca de soluções para essa questão. Elas estão espalhadas por toda a cidade e é nos espaços escolares que as crianças passam boa parte de seu tempo. Por isso, se faz necessário garantir, dentro ou no entorno dos colégios, lugares onde as crianças possam estar ao ar livre, bem como práticas pedagógicas que incluam o brincar e a aprendizagem com e na Natureza. É essa oportunidade de brincar, aprender e crescer em espaços mais verdes que permite que crianças e jovens criem vínculos com a Natureza e, assim, se desenvolvam com um senso de cuidado e preservação maior, algo essencial para promover ações de combate e mitigação das mudanças climáticas.

No canto esquerdo, em destaque, está escrito É pensando nessas premissas, e também em como disseminar e dar luz a casos práticos bem sucedidos, que o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana receberá, pela primeira vez na América Latina, a “Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias”, em setembro de 2023. Em parceria com a Aliança Internacional de Espaços Escolares (International School Grounds Alliance – ISGA) e o Sesc SP (Serviço Social do Comércio de São Paulo), o evento tem por objetivo estimular a aprendizagem ao ar livre e fomentar um movimento por espaços educativos formais e não formais com mais natureza.

A conferência, que acontecerá em São Paulo, dos dias 20 a 23 de setembro de 2023, vai reunir profissionais de diferentes campos – educação, arquitetura, saúde e artes -, que atuam tanto em instituições públicas quanto privadas, e que acreditam que a natureza colabora na promoção de saúde física, mental e traz bem-estar para todas as crianças. O encontro, que mostrará experiências brasileiras e dialogará também com propostas de outros países na criação de espaços mais verdes e saudáveis para as crianças, terá ainda visitas a espaços educativos e oficinas de construção de brinquedos e mobiliário com materiais naturais.

Se você é educadora, arquiteto, paisagista, gestor de espaços escolares ou interessado em entender como aproximar as crianças da natureza, não deixe de participar!

Se interessou?

Saiba mais em Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias e deixe seu contato para receber um aviso quando abrirem as inscrições!