Médicos recomendam natureza como estratégia para restaurar os prejuízos da pandemia

Sociedade Brasileira de Pediatria solta nota de alerta que aponta a natureza como essencial para a recuperação da saúde e do bem-estar das crianças
Criança brinca com um graveto em meio a uma paisagem natural.

07 out Médicos recomendam natureza como estratégia para restaurar os prejuízos da pandemia

Lançada nesta quinta-feira 7, a nota de alerta “O papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes durante e após a pandemia de covid-19”, elaborada pelo Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), destaca os benefícios que o contato com a natureza propicia e como pode ajudar a amenizar os impactos da pandemia.

Pesquisadores em todo o mundo ainda avaliam os prejuízos emocionais, físicos e cognitivos do longo tempo de isolamento e do estresse enfrentado pelas famílias. Crianças e adolescentes do mundo inteiro sofreram com a reclusão, as mudanças na relação com a escola, o aumento do uso de telas e as perdas de familiares.

A nota de alerta apresenta estudos nacionais e internacionais que evidenciam aumentos significativos nos casos de depressão, ansiedade, sedentarismo e mudanças no comportamento de crianças e jovens. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), por exemplo, durante a pandemia, 27% das crianças de 0 a 3 anos regrediram, voltando a ter comportamentos de quando eram mais novas, segundo a percepção dos pais. No período de suspensão das aulas, crianças na pré-escola, entre 4 e 5 anos, também apresentaram sinais de déficit no desenvolvimento da expressão oral e corporal.

Por outro lado, a nota traz, também, dados que mostram que as crianças que puderam brincar em áreas abertas e naturais – como ruas, praças e parques relataram vivências mais positivas, incluindo experiências escolares mais satisfatórias, maior bem-estar, mais atividade física, menos tempo de telas e menos estresse.
Diante desse cenário, a SBP reconhece como prioridade o direito ao brincar e ao convívio ao ar livre, e destaca a necessidade de possibilitar o acesso de todas as crianças, jovens e famílias a espaços naturais diversos e acolhedores, para a recuperação de sua saúde e bem-estar, bem como para o fortalecimento de vínculos e conexões sociais. 

A recomendação, nesse sentido, é aumentar o número de áreas verdes seguras e conservadas, e distribuí-las de forma mais equânime no território. De acordo com a nota de alerta, o acesso à natureza e ao convívio social do lado de fora, tomando todos os cuidados ainda necessários, sem aglomerações e sempre usando máscaras, ajudará a mitigar o longo impacto da pandemia na saúde e no bem-estar de uma geração de crianças e adolescentes.

BAIXE A NOTA DE ALERTA COMPLETA, COM RECOMENDAÇÕES PARA PEDITRAS, PARA AS FAMÍLIAS E PARA TODA A SOCIEDADE