MISSÃO TÉCNICA – GRIESHEIM ALEMANHA

MT

30 out MISSÃO TÉCNICA – GRIESHEIM ALEMANHA

O que é?

A Missão Técnica do programa Criança e Natureza do Instituto Alana é uma viagem de estudos à Alemanha, que ocorreu entre os dias 30 de junho e 6 de julho de 2019. A programação ofereceu, a gestores públicos e profissionais comprometidos com o tema criança, natureza e cidades, a oportunidade de conhecer as políticas e desenhos urbanos de duas cidades que são referências em sustentabilidade e em políticas favoráveis à infância: Freiburg e Griesheim.

Essa foi a nossa 2ª Missão Técnica. Em 2017, fomos para Freiburg com uma delegação interdisciplinar, durante a qual foi possível atestar os aprendizados e resultados de uma formação vivencial e ainda a constituição de uma rede de trabalho que se apoia mutuamente no desenvolvimento de ações no Brasil. Saiba mais sobre essa vivência em nosso diário da viagem.

Por que promover uma Missão Técnica?

Através de uma metodologia de educação experiencial, queremos aprender de perto o que faz de Freiburg e Griesheim referências mundiais em sustentabilidade urbana aliada a qualidade de vida para as crianças. Esperamos com isso contribuir com a formulação de políticas públicas que favoreçam a criação de cidades mais verdes e amigáveis à criança no Brasil, por meio de iniciativas que ofereçam qualidade de vida, que garantam a presença da criança no espaço público e seu acesso à natureza urbana. A programação promoveu vivências em espaços da cidade, contato com experiências, conversas com especialistas e dinâmicas de troca de impressões entre os participantes, de forma com que os integrantes experienciem a cidade com os “olhos de uma criança”. Acompanhe um pouco de como foi a viagem através dos stories do Instagram.

A seleção dos lugares visitados teve como orientação constituir um cenário que possibilitasse perceber como o planejamento das cidades pode ajudar a restaurar e expor a natureza urbana, de forma que todas as crianças tenham lugares atraentes, acessíveis, públicos e ao ar livre para brincarem e viverem no seu dia a dia.