07/06/19 Infâncias, saberes e fazeres
Marie Ange Bordas conta como cria livros colaborativos com crianças de comunidades tradicionais brasileiras – e o que descobrem juntas nesse processo Como é ser criança na beira do mar? E numa aldeia indígena? Que infâncias existem numa grande cidade? E em um contexto mais inserido...
Leia mais28/05/19 Em busca da cidade-mãe
Ativista feminista e também mãe, a arquiteta e urbanista Tainá de Paula vem pensando como as cidades poderiam – e deveriam – ser para acolher as mulheres e suas crias Membro da Comissão para a Equidade de Gênero no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio...
Leia mais24/05/19 Oito maneiras reveladoras pelas quais as crianças se beneficiam de experiências na natureza
Processos pedagógicos baseados na natureza impulsionam o desempenho escolar por oito caminhos diferentes - Christopher Bergland Ter experiências relacionadas à natureza e incorporar aulas baseadas na natureza às atividades diárias das crianças na escola promove um aprendizado melhor por oito caminhos diferentes, de acordo com um artigo...
Leia mais21/05/19 “A natureza sempre nos ampara”
Brincante e educador, Antônio Roque Juaquim explica por que brincar com a natureza é essencial para desenvolver seres humanos plenos Antônio Roque Juaquim, ou Roquinho, como é mais conhecido, se formou advogado mas é brincante. Existe essa profissão? – perguntarão alguns. Pois sim, um brincante é alguém que observa o...
Leia mais03/05/19 “Não existe cidade sustentável sem a participação das pessoas”
Circe Gama Monteiro, Coordenadora de pesquisa e urbanismo do INCITI, fala sobre desenvolvimento e políticas urbanas nas cidades brasileiras. Por Raika Julie Moisés Com o objetivo de destacar iniciativas locais de diferentes áreas que já atuam em projetos que resgatam o contato direto das crianças com o ambiente...
Leia mais30/04/19 Benefícios da Natureza no Aprendizado e no Desenvolvimento da Criança
Na semana em que comemoramos o Dia Internacional da Educação (28/04) nosso desejo é compartilhar com vocês o que pesquisadores e especialistas vêm descobrindo sobre os benefícios do contato com a natureza no ambiente escolar em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento da criança e...
Leia mais12/04/19 Afinal, o que nos move?
Letícia Sabino, fundadora da ong SampaPé, conta como as escolhas que fazemos ao nos deslocar mudam nossas percepções de cidade e nossa qualidade de vida O que é perto? O que longe? Como você circula pela cidade? E de que modo esse circular te devolve uma...
Leia mais18/01/19 No olho da rua
O que acontece quando as crianças saem da escola para experimentar seu território – e por que isso pode ser bom para elas e para a cidade Mateus Humberto e Marieta Colucci se conheceram durante encontros de grupo de estudos em educação e mobilidade que...
Leia mais21/12/18 Nossas principais ações ao longo de 2018
2018 foi um ano de muito trabalho, realizações e parcerias para o Criança e Natureza! Encerramos o ano com a sensação de que o movimento de pessoas que, assim como você, entendem a importância de uma infância rica em natureza, cresce a todo dia. Ao longo de...
Leia mais21/12/18 Crianças na prancheta
Como seria uma cidade projetada com a ajuda das crianças? Por que elas deveriam ser incluídas na hora de pensar os espaços pelos quais todos circulamos? A arquiteta Paula Martins Vicente estudou o tema e traz algumas respostas Paula Martins Vicente estava terminando sua graduação na Faculdade...
Leia mais