Caruaru inaugura novo Parque Naturalizado

Município amplia a criação de áreas verdes próximas a centros de educação infantil para possibilitar aprendizagem e brincadeiras das crianças com a Natureza
Criança sorrindo embaixo de um túnel feito com folhas. Parque Naturalizado em Caruaru.

29 nov Caruaru inaugura novo Parque Naturalizado

Corpo em movimento, pulando sobre tocos de madeira que formam caminhos. Olhar atento e curioso, imaginando seres mágicos da floresta em cada escultura de madeira que encontram na praça. Mãos na terra e no barro, criando utensílios e bolos deliciosos. Muitas experiências e aprendizados acontecem quando as crianças brincam livremente com e na Natureza, e foi assim que elas ocuparam o mais novo parque naturalizado em Caruaru.

Inaugurado na Praça Lindaura Severina da Silva, em frente ao CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) José Pinheiro dos Santos, no bairro São José, o parque naturalizado recebeu brinquedos que fogem do convencional, construídos a partir de elementos naturais, como troncos, plantas e pedras, além do plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas, que trarão mais sombra e diversão para as crianças.

Criança escalando um brinquedo feito com madeiras. Parque Naturalizado em Caruaru.

Criança brincando em trepa tronco instalado no novo parque naturalizado em Caruaru. Foto: Felipe Correia

“Nos brinquedos de plástico do parquinho tradicional, as crianças enjoam rápido, aqui, em contato com a Natureza, elas se jogam, experimentam e ficam mais tranquilas e relaxadas. Meus pais são artesãos do Alto do Moura, eu cresci em contato com o barro, brincando com a terra, e é muito especial resgatar essas memórias e possibilitar que elas também possam viver as suas”, diz Brenda Flaviane, auxiliar de educação do CMEI José Pinheiro dos Santos.

O brincar livre e em contato com a Natureza esteve presente no processo de implantação tanto do parque naturalizado, como de um pátio naturalizado construído dentro do CEMEI, com bambu e madeiras. O centro educacional também recebeu materiais comprados na feira de Caruaru para o dia a dia das crianças: a massinha de modelar foi substituída pelo barro, os potinhos de plástico agora são cumbucas e o EVA deu lugar as esteiras de palha. 

“As crianças estão encantadas com essas possibilidades. Quando brincam com o barro, com os bonecos de pano e as panelinhas, a criatividade delas vai longe. É um espaço riquíssimo, que trouxe a possibilidade de resgatar e fortalecer as brincadeiras que tínhamos antigamente e são fortes em nossa cultura”, conta Kelli Rose, gestora da CMEI José Pinheiro dos Santos.

Duas meninas, acompanhadas do pai, brincam sentadas em uma escultura de madeira que lembra um cavalo. Parque naturalizado em Caruaru.

Crianças brinca em escultura criada pelo mestre Zé Bezerra. Foto: Felipe Correia

A valorização da cultura local também está presente nas esculturas de animais, como o tatu e a formiga, feitas pelos artistas pernambucanos Zé Bezerra e Luiz Benício e instaladas no parque. Na inauguração, houve contação de histórias com Gabi Kopinits, oficina de barro com Azivan Galvão e apresentação do Boi Tira Teima, um símbolo cultural da região, que completou 100 anos de história.

“É assim que você aproxima a criança da história, da arte, da natureza e dá novos caminhos para a educação. O parque naturalizado representa tudo isso, um espaço de brincar livre que enriquece o aprendizado”, disse Swami Lima, assessor de projetos especiais da Prefeitura de Caruaru.

A transformação da praça é fruto da escuta das crianças e da comunidade escolar. Uma iniciativa do Instituto Alana e da Urban 95, realizado pela Prefeitura de Caruaru em parceria com o Estúdio +1 e o Jardim das Brincadeiras, com o objetivo de aproximar e qualificar os espaços públicos no entorno das CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). O Município de Caruaru também conta com um parque naturalizado no Monte Bom Jesus, implantado em 2021, ao lado do CMEI Dom Antônio Soares Costa.

O trabalho em Caruaru garante direitos fundamentais para crianças e adolescentes da cidade: a oportunidade de ter contato com a natureza por meio da naturalização dos espaços dentro e fora da escola e a implantação de soluções baseadas na natureza para resiliência das cidades frente à emergência climática que estamos vivendo. Precisamos fortalecer políticas socioambientais que considerem a permeabilidade do solo, o conforto térmico, aumento da biodiversidade e o acesso às áreas verdes aliado aos espaços para brincar. Assim assegurarmos o desenvolvimento saudável tanto das crianças, quanto das cidades”, diz Paula Mendonça, assessora pedagógica do programa Criança e Natureza.