Sobre livros, crianças e natureza

09 nov Sobre livros, crianças e natureza

Como a leitura pode inspirar o amor pela vida lá fora, ao ar livre?

Quando procuramos livros relacionados à natureza voltados às crianças nas prateleiras das livrarias, esbarramos quase sempre com três tipos de livros: os que falam poeticamente de árvores, folhas, flores ou animais; os que explicam algum conceito sobre a natureza; e os que falam sobre o perigo que a natureza está correndo por causa dos descaminhos da humanidade. Já os livros mais vendidos para os jovens estão repletos vampiros, bruxos e zumbis.

porf_ernest-sarlet-0003Entretanto, quando avaliamos que livros podem de fato ajudar as crianças e jovens a construírem uma relação com o mundo natural, precisamos nos perguntar que histórias eles estão contando. David Sobel, em seu trabalho Beyond Ecophobia, escreve que devemos permitir que as crianças se apaixonem pela natureza, por meio de seus sentidos, antes que qualquer preocupação com o seu destino ocupe suas mentes. Por isso, devemos ter cuidado ao expor as crianças a conteúdos que tratam das ameaças e danos que a humanidade tem causado ao mundo natural, evitando um discurso pautado pelo medo e pela culpa.

As crianças têm uma curiosidade enorme pelos processos naturais e pelos seres vivos e suas perguntas devem ser levadas à sério e respondidas com a ajuda de recursos que contenham o conhecimento que elas desejam aprender. Entre esses recursos estão os guias ou livros que tratam dos temas de forma completa e aprofundada, e que satisfazem a curiosidade científica dos pequenos exploradores sobre esse mundo desconhecido. Assim, muitas vezes, um guia de identificação de aves faz mais sentido para uma criança de 4 ou 5 anos interessada nas aves presentes no seu quintal, do que um livro que conte a história de um passarinho que caiu do ninho. As crianças querem saber por que existe a noite e existe o dia, o que é o buraco negro ou como é composto o corpo humano! Vamos mostrar a elas livros que contenham respostas pertinentes para suas perguntas e que ampliem o gosto pelas indagações e a alegria da busca de conhecimento.

bosqueAlém dos livros onde os personagens são animais ou o cenário é um espaço natural, as crianças se sentem atraídas por livros que mostram a natureza de verdade e pessoas comuns achando seu caminho nela. Achando aventuras, desafios, apreciação, refúgio, cura. Encontrando a si mesmos lá fora, nesse mundo incrivelmente belo e interessante. Histórias onde as pessoas e a natureza vivem juntas encontros repletos de encantamento, riscos, medo e prazer. Nós garimpamos algumas sugestões de livros para crianças sobre natureza e vida ao ar livre. Nenhum deles traz conteúdos tratados no parágrafo acima. Esses ficam para um próximo texto. Aqui sugerimos livros de ficção que vão nutrir o espírito das crianças com inspirações para suas próprias aventuras e viagens nesse mundão que espera por nós. Se você tem alguma sugestão de livros com esse recorte, compartilhe conosco!

Livros ilustrados

Se você quiser ver uma baleia – Julie Fogliano e Erin Stead

Estela, fada da floresta – Marie-Louise Gay

1025978-350x360-182291Onde vivem os monstros – Maurice Sendrak

Cadê o Júlio – John Burningham

Meu Tio Lobisomem – Uma História Verídica – Manu Maltez

Outros livros

Papai esteve na floresta – Gusti e Anne Decis

pilar_amazoniaDiário de Pilar na Amazônia – Flavia Lins e Silva

Diário de Pilar na África – Flavia Lins e Silva

Diário de Pilar em Machu Picchu – Flavia Lins e Silva

Os livros da selva – as histórias de Mowgli – Rudyard Kipling – Adaptação Bruno Berlendis de Carvalho  (versão adaptada para crianças menores)

Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Caçadas de Pedrinho – Monteiro Lobato

A montanha encantada – Maria José Dupré

218616_Capa_GA mina de ouro – Maria José Dupré

A ilha perdida – Maria José Dupré

O vento nos salgueiros – Kenneth Grahame

O bosque selvagem – Colin Meloy e Carson Ellis

O menino e o alazão – John Steinbeck

Os livros da selva: Mowgli e outras histórias – Rudyard Kipling (versão original, indicada para crianças com mais de 10 anos)

As aventuras de Huckleberry Finn – Mark Twain