Perguntas Frequentes

Garoto olha para frente através de um binóculos. Atrás dele uma cabana de palha e o céu azul.

Qual a missão do programa Criança e Natureza?

O programa Criança e Natureza tem como missão defender o direito de toda criança a viver em um meio ambiente saudável, fortalecendo o seu vínculo com a Natureza. Para isso, defende cidades mais verdes, acessíveis e amigáveis para as crianças, espaços escolares com mais natureza, desafiadores e conectados com seus territórios, a Natureza como essencial para a saúde e o bem viver, e justiça climática e socioambiental para todas as infâncias. Sua visão é de que haja mais crianças na Natureza e mais Natureza para as crianças.

Por que é importante investir em um programa que promove a conexão da criança com a natureza?

O contato com a natureza, mesmo a que existe nas cidades, traz benefícios para a saúde física, mental e para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.  Também está comprovado cientificamente que as crianças que interagem com a natureza, desenvolvendo um vínculo afetivo com ela na infância, tendem a se importar mais e preservá-la no futuro. Por isso é importante, tanto para a criança, quanto para o planeta, promover essa conexão.

O acervo do Criança e Natureza contém uma boa mostra de pesquisas que comprovam a importância dessa conexão.

O que é “natureza” para o programa Criança e Natureza?

A natureza de que falamos pode ser encontrada numa ampla diversidade de ambientes, construídos e não construídos, especialmente aqueles a céu aberto, compostos por elementos naturais como rochas, terra, água, plantas, insetos, pássaros e todas as formas de vida.

Estamos tratando da “natureza próxima”, aquela que pode ser acessada todos os dias em casa, na escola ou no bairro: pátios, ruas, canteiros, jardins, praças e parques. E também das áreas protegidas remotas e sem interferência humana, que propiciam experiências tão abundantes quanto a natureza desses lugares.

Para que crianças advoga o programa Criança e Natureza?

O programa defende os direitos de todas as crianças e adolescentes que vivem nas diferentes realidades brasileiras.

Quais os objetivos do programa Criança e Natureza?

O programa produz, fomenta e dissemina conteúdo sobre a importância da conexão da criança com a natureza e seus benefícios, apontando caminhos e influenciando políticas públicas que favoreçam esse contato. Adotamos uma visão sistêmica, atuando em cinco frentes:

Educação: Promover o desemparedamento das crianças, com espaços escolares mais verdes e desafiadores, em interação com o território.

Cidades: Fomentar cidades brincantes e amigáveis às crianças, com mais espaços públicos verdes, acessíveis, distribuídos de forma justa.

Conservação da natureza: Defender a interdependência, mostrando que a natureza é importante para criança, assim como a criança é importante para a natureza.

Saúde: Valorizar o contato com a Natureza como elemento essencial para a saúde física e mental.

Clima: Fomentar reflexão a respeito da importância da justiça climática e socioambiental para crianças e adolescentes e promover a defesa de seus direitos e do meio ambiente com absoluta prioridade.

Como é esse “contato” que o programa Criança e Natureza sugere que a criança deve ter com a natureza?

  • Com liberdade para escolher o que fazer, como brincar, que riscos correr
  • Com permissão para experimentar, criar, se relacionar com o ambiente à sua maneira
  • Por meio do contato físico direto, pelo corpo e pelos sentidos
  • Com tempo livre para brincar, menos pautado pelo relógio ou pela agenda
  • Tendo a natureza não apenas como cenário, mas como lugar fundamental de convívio e aprendizado
  • Na companhia de um adulto, de referência que compartilhe com ela o encantamento pela natureza.

O programa Criança e Natureza realiza atividades práticas em contato direto com as crianças?

O trabalho do programa Criança e Natureza está centrado na disseminação de conhecimento e em advocacy por políticas públicas que contribuam para que haja mais crianças na natureza e mais natureza para as crianças. Não realizamos atividades diretamente com as crianças: trabalhamos para as crianças, mas não com as crianças, em articulação com parceiros em todos os eixos do programa: educadores, instituições de ensino e cuidado, profissionais de saúde, mães, pais e responsáveis pelas crianças, legisladores e membros do executivo, gestores públicos, ambientalistas, formadores de opinião e planejadores urbanos.

O programa realiza parcerias com escolas?

O apoio às escolas se dá de forma sistêmica e não individual. Oferecemos conhecimento, repertório, ferramentas e conteúdos que apoiam as escolas na direção de proporcionar espaços mais verdes e naturais, além de tempo e liberdade para que as crianças possam usufruí-los em sua vida escolar. Todos os materiais produzidos pelo programa são disponibilizados gratuitamente e online, no site e nas redes sociais. A equipe do Criança e Natureza pode realizar palestras para formação e sensibilização da comunidade escolar, caso haja disponibilidade.