O que são parques naturalizados?

É possível criar espaços de convivência e brincadeiras mais atraentes e desafiadores para as crianças, aproveitando as características dos terrenos e utilizando elementos naturais, como troncos, árvores e plantas. Uma solução baseada na natureza que ajuda tanto as cidades quanto as infâncias!

Benefícios dos parques naturalizados

Com suas texturas, cores e partes soltas, os parques naturalizados oferecem múltiplas possibilidades de interação, exploração e criação para os mais novos. Também produzem sombra e beleza, ampliando a rede de áreas verdes das cidades

Possibilitam que as crianças brinquem de forma mais ativa, livre e criativa

Aumentam a rede de áreas verdes urbanas mantendo a permeabilidade do solo

Podem ser instalados em praças, terrenos baldios, escolas, condomínios, clubes...

Respeitam as características do terreno e reaproveitam materiais já existentes

Custam menos, têm implantação rápida e envolvem a comunidade no seu planejamento

Ajudam as crianças e adolescentes a desenvolver um vínculo afetivo com a natureza

Proporcionam sombra, regulam a temperatura e podem produzir alimentos

Promovem encontros entre gerações e conectam os adultos com a sua infância

Quais são os elementos que compõem um parque naturalizado?

1. Caminhos naturais

Eles podem ser largos, estreitos ou quase secretos, ladeados de plantas. Para conectar os diferentes espaços do parque naturalizado, os caminhos utilizam diferentes materiais e texturas, como pedrinhas, lascas de madeira, terra…

2. Jardins: cores e aromas

Podem ter plantas comestíveis, temperos, espécies nativas que atraiam insetos ou se destaquem pelo potencial lúdico, como as folhas que se fecham ao toque. É possível construí-los em forma de espiral, labirinto ou outras

3. Micro Florestas

Diferente do jardim, uma microfloresta não é controlada pelo homem e sim pela natureza. Ela tem diferentes espécies e pode incluir frutíferas com galhos baixos, para as crianças subirem, como ingás, goiabeiras e cajueiros

6. Água: pura diversão!

Pequenas poças, diques, água corrente, lagos ou bombas manuais propiciam inúmeras brincadeiras, muita diversão e aprendizados com esse elemento tão valioso, que nutre a vida, os sentidos e a imaginação!

Guia de Brinquedos e Mobiliários

Quer aprender a construir brinquedos, estruturas e mobiliários com elementos naturais? Reunimos  uma série de ideias, com passo a passo e dicas de manutenção para você!

Materiais para gestores públicos

Preparamos um guia com os caminhos para implementar parques naturalizados como política pública, um modelo de placa de sinalização, uma tabela descritiva dos mobiliários e brinquedos para facilitar licitações, editais e consultas públicas e também ferramentas de monitoramento e avaliação.

Baixe gratuitamente!

Livro Parques Naturalizados: Como Criar e Cuidar de Paisagens Naturais para o Brincar

English Fact Sheet: Natural Playspaces




As informações coletadas neste formulário serão protegidas e utilizadas exclusivamente para envio de conteúdos sobre a publicação.

Aceito receber outras informações do Criança e Natureza.

Notícias

Iniciativa:
Realização:
Apoio:
Parceria: