Cozinha da Floresta

POSSIBILIDADES

Descrição

Brincar de fazer comidinha, e toda infinidade de experimentos que uma cozinha permite, é uma das atividades favoritas das crianças do mundo todo.

E que lugar mais perfeito para essa brincadeira do que um jardim? Basta ter um pouco de natureza e surgem bolos de terra, sopas de lama, sucos de sementes e tortas de flores. 

Combinando experimentação com arte, as Cozinhas da Floresta permitem que as crianças explorem múltiplas possibilidades a partir de materiais naturais, desenvolvendo autonomia e cultivando sua criatividade.

É notável também que uma estrutura relativamente simples como essa convida a criança para um brincar mais demorado e engajador, levando pequenos grupos a passar horas brincando de comidinha. 

A construção de uma Cozinha da Floresta pode ser feita inteiramente com materiais reaproveitados e/ou doados. 

Há infinitas possibilidades de como montar uma Cozinha da Floresta. Alguns espaços têm cozinhas mais fixas, outros têm um layout mais flexível e desmontável, muitas vezes usando caixotes de madeira. O importante é que ela seja aconchegante e receptiva. 



Como construir a Cozinha da Floresta

Componentes

  • Utensílios
  • Equipamentos de cozinha
  • Partes soltas da natureza
  • Água
  • Terra

Passo a Passo

Acessibilidade

Todos os elementos e estruturas devem estar ao alcance visual e motor das crianças, para que elas possam brincar com autonomia e independência.

Contenção

O ambiente deve criar uma atmosfera de “casinha” e ter espaço para acomodar várias crianças brincando simultaneamente. Essa atmosfera de privacidade e aconchego pode ser criada com caixotes de madeira leves e fáceis de manipular pelas próprias crianças, dispostos próximos a uma cerca viva ou muro.

Sombra

Brincar de comidinha geralmente engaja as crianças por longos períodos de tempo, portanto protegê-las da exposição direta ao sol é fundamental. Planeje a Cozinha da Floresta em um local bem sombreado, seja naturalmente ou por meio de pérgolas ou telhados.

Vizinhança

É muito desejável que a Cozinha da Floresta esteja próxima a locais de encontro, onde as crianças possam se sentar para servir-se, como mesas e banquinhos. É sempre bom ter um bom suprimento de “ingredientes” nas redondezas, como plantas, sementes, flores, terra e gravetos.

Impermeabilização da madeira

A casca dos troncos produz um ambiente favorável para organismos decompositores. É necessário tirar a casca  – o que nem sempre é fácil – para aplicar stain, para que as toras durem mais.

É indicado aplicar duas demãos, buscar a máxima impregnação e usar produtos na cor transparente para valorizar o tom original da madeira. 

Detalhamento dos componentes

Utensílios

Panelas, frigideiras, assadeiras, potes, colheres, quanto mais utensílios melhor. Pense nas atividades que eles proporcionarão: medir, coar, misturar, servir, separar. Dê preferência para utensílios “de verdade” e de materiais naturais, como madeira, bambu e palha, evitando itens de plástico.

Equipamentos de cozinha

Um microondas antigo, uma chaleira, um espremedor de laranja, uma pia, estantes e cadeiras ajudam as crianças a montar diversos cenários, num rico “finge que” culinário.

Partes soltas da natureza

Plantas, sementes, galhos, pedras e flores se tornam ingredientes naturais numa Cozinha da Floresta. Planeje um amplo suprimento desses elementos.

Água

É essencial que a Cozinha da Floresta fique perto de uma fonte de água. Esta pode ser uma torneira com temporizador ou uma bomba carneiro. Assegure que essa água seja potável.

Terra

Também é outro elemento essencial.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Verificação e Manutenção

Uma Cozinha da Floresta é uma estrutura viva, que vai ser continuamente modificada e, portanto, precisa de uma manutenção mais atenta, com reparos e reposição de componentes.